Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Europa do Leste: mapa, localização, países, história, relevo e vegetação

Localização do Leste Europeu
O Leste Europeu, Europa Oriental ou Europa do Leste é uma região que abriga países situados na parte central ou oriental do continente europeu. Há várias interpretações para a abrangência do termo, frequentemente contraditórias e influenciadas por fatores geopolíticos e ideológicos.

Países membro do leste Europeu
O número de países do Leste Europeu depende da área incluída em cada interpretação. São países do Leste Europeu os seguintes:
Azerbaijão, Sérvia, Bósnia, Herzegovina, Montenegro, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Bulgária, República da Macedónia, Estónia, a Hungria a Lituânia, a Letónia, a Alemanha e a Áustria a Moldávia, a Roménia, a Polónia, a Turquia, o Kosovo, Montenegro, a Geórgia, a Eslovaquia, a Albânia e a Armênia.
História da Europa do Leste: mapa, localização, países, história, relevo e vegetação
Ainda que não tenha nenhuma homogeneidade absoluta, boa parte dos países da região apresenta várias similaridades tais como a presença forte de idiomas eslavos e da religião cristã ortodoxa. Além disso, a maioria destes (à exceção da Grécia) adotou em algum momento de suas histórias o regime econômico socialista e o regime político de partido único, quase todos entre os anos de 1945 e 1989.

No imaginário comum ocidental bem como na maioria das fontes ocidentais, o Leste Europeu é quase sinônimo do termo "países europeus pós-comunistas" (a única diferença é que atualmente já ninguém considera o território da antiga Alemanha Oriental parte do Leste Europeu).

Existem tentativas de transformar o Leste Europeu num termo puramente geográfico, diminuindo ou liquidando por completo a sua conotação histórica. É por isso que algumas fontes incluem no Leste Europeu a Grécia, e também às vezes o Chipre e a parte europeia da Turquia (países que nunca adotaram o regime comunista).

Mapa do Leste Europeu
O Leste Europeu foi uma das regiões do mundo onde a ideologia socialista mais ganhou adeptos e permaneceu mais tempo como regime político e econômico instituído. Já no século XIX, o socialismo em sua vertente utópica era utilizado por movimentos emancipacionistas dos povos da região em sua busca pela libertação dos grandes impérios (Otomano, Austro-Húngaro, Russo).

Entre as décadas de 1870 e 1890, vários dos países balcânicos ganharam independência dos turcos e adotaram a monarquiacomo forma de governo (Bulgária, Romênia, Sérvia, Montenegro), enfrentando-se mais tarde nas Guerras balcânicas. Já os submetidos à Rússia e à Áustria-Hungria permaneceram subjugados. Com a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa de 1917, o socialismo de orientação bolchevique passou a ser inspirador para inúmeros destes povos, principalmente onde a russofilia era mais acentuada.
O Leste Europeu foi o palco central da Guerra Fria, fronteira direta entre o bloco socialista e as potências capitalistas em reconstrução pelo Plano Marshall. Dizia-se que uma "cortina de ferro" havia sido baixada na região. Nesse contexto, foram criadas entidades para unir os países socialistas do Leste em cooperação política econômica (COMECON) e militar (Pacto de Varsóvia).

No entanto, a experiência do socialismo no Leste Europeu foi diretamente influenciada pela URSS, usando o modelo político-económico soviético como parâmetro de posicionamento (contra; a favor; neutro). Com a dissolução do Bloco Socialista, a Guerra Fria acabou e os países do Leste Europeu aderiram à democracia liberal e capitalista.

Relevo e vegetação do Leste Europeu
O Leste Europeu apresenta relevo mais acidentado que a média da Europa Ocidental, incluindo diversas cadeias montanhosas, cordilheiras e serras, como os Cárpatos e os Urais. O clima é predominantemente continental temperado e, no verão, as temperaturas podem oscilar de 24 °C a 35 °C. Os invernos, contudo, são severos, com neve e frequentes temperaturas abaixo do 0 °C. A vegetação, mais densa e menos devastada, é rica em florestas de pinheiros (beneficiando a indústria madeireira na região, a maior da Europa).

Além disso, possui um sistema hidrográfico muito amplo, com rios de longa extensão, que desaguam tanto no Mar Negro quanto no Báltico. Entre os maiores, contam-se o Danúbio, o Volga, o Dnieper, o Dniester, o Sava, o Drina e o Don. Na área da antiga União Soviética, o curso natural dos rios foi aproveitado para a construção de grandes canais navegáveis entre eles.
A Europa Setentrional é a porção norte do continente europeu. Em muitos casos essa região tem sido definida de maneira variada, mas atualmente quase consensualmente inclui os países que seguem abaixo:

Países que fazem parte da Europa Setentrional:
Noruega, Suécia, Åland, Ilhas Feroé e Península de Kola e Svalbard, A República da Irlanda, a Ilha de Man e as Ilhas do Canal Estônia, Letônia, e Lituânia, Rússia ocidental, Polônia setentrional, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, e Alemanha setentrional, Dinamarca, Finlândia e Islândia.
Relevo e clima
Apresenta uma rede hidrográficaem que se destacam não só rios mas principalmente lagos. Os rios de maior destaque nascem na região dos Alpes Escandinavos para a produção de eletricidade.

Os Alpes Escandinavos são principal formação montanhosa da região. Estendem-se próximos ao litoral, no sentido norte-sul. Suas elevações são acompanhadas de planaltos, com lagos e vales glaciais. Esses vales formaram-se pela erosão do gelo; posteriormente, foram invadidos pela água do mar. São os fiordes. Comuns sobretudo no litoral norueguês. O verdadeiro muro montanhoso é acompanhado por fiordes a oeste e ladeado por planícies que se voltam em direção à Suécia, no litoral do mar Báltico.

Em parte da PenínsulaEscandinava e da Rússia, o clima temperado continental é mais seco com verões quentes e chuvosos e invernos extremamente frios e o clima polar com invernos rigorosos e verões curtos.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades