Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Expansão Colonial

EXPANSÃO COLONIAL

O colonialismo europeu moderno começou no século XV com as viagens dos portugueses ao longo da costa oeste da África. No entanto, o colonialismo atingiu seu momento de máxima importância desde finais do século XIX até meados do XX. Durante este período países como Inglaterra, França e Alemanha se repartiram o continente africano (onde tão só ficaram dois países independentes: Liberia e Abisinia) e tentaram estender suas influências a outras zonas do mundo como Europa Oriental, Médio Oriente, Extremo Oriente ou as Caraíbas. Por outro lado países como Espanha, Itália, Portugal e Bélgica, embora também tentaram beneficiar desta partilha, não conseguiram tantos territórios.

 Factores

Entre as diversas causas que provocaram a colonização destacam as seguintes:

Crescimento da população europeia: Provoca uma forte pressão demográfica a qual junto a uma alta taxa de desemprego provocou que grande parte da população não tivesse outra saída que a emigração a outros continentes.

Factores económicos:  A revolução industrial provocou uma saturação do mercado europeu, pelo que foi necessário o investimento de capital em outros países com o objectivo de ser possíveis novos mercados. Ademais a crescente indústria europeia precisava a cada vez de uma maior quantidade de matérias prima.

Razões ideológicas: Países como Grã-Bretanha, Itália e Espanha evocam à história como justificativa enquanto misioneros, tanto católicos como protestantes, se sentem chamados a evangelizar os chamados povos “atrasados”.

Razões étnicas: Enquanto parte da população europeia justificava a colonização como um processo de civilização existiam outras pessoas como o Conde de Gabineau ou Joseph Chamberlain que sustentavam que este processo este justificado pelo fato de que a raça branca era superior às demais.
Sejam de aventura: A população europeia internava-se nos continentes e nos oceanos impulsionados por uma forte curiosidade. Este factor já se tinha produzido séculos atrás durante a colonização de Portugal e Espanha.

Fases de Colonização

Durante a colonização de um território podem ser distinguido três fases: conquista, organização e exploração económica.

Conquista:  A superioridade arma mentística permitiu que as potências europeias pudessem controlar os territórios com grande facilidade.

Organização:  O controle das colónias costumava encontrar-se baixo o poder de um governador, dado que não todas as decisões podiam ser tomadas pela metrópole.

Exploração:  As metrópoles extrai as matérias prima que precisa de colónia e vende nela os produtos manufacturados que produzem suas indústrias.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades