Industria
Indústria é uma catividadeeconómicasugerida na primeira revolução industrial, no fim do seculo XVIII e inicio de XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos, comercializáveis, utilizando para isto força humana, maquinas e energia.
A revolução Industrial, por sua vez, surgiu da transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial da segunda metade do seculo XVIII. Esta primeira foi baseada em vapor, carvão e ferro, mas a partir de 1860 surge a segunda Revolução Industrial, empregando aço, energia elétrica e produtos químicos, e simultaneamente o capitalismo financeiro. A partir 1970 ocorre a Terceira Revolução Industrial, com o desenvolvimento da informática.
Tipos
As Industrias são divididas em Grupos:
Tipos de indústria
|
Descrição
|
Indústria de Base
|
Transformam matéria-prima bruta em matéria-prima processada, para
utilização por outras indústrias.
|
Indústria de bens intermediários
|
Produzem máquinas e equipamentos nas indústrias de bens de consumo.
|
Indústrias de bens de consumo
|
Transformam matéria-prima fabricada pela indústria de base em itens para
o consumidor final.
Podem ser subdivididas em três subgrupos de acordo com o que produzem:
·
Bens duráveis;
·
Bens semi-duráveis;
·
Bens não-duráveis.
Encontram-se muito dispersas geograficamente, 5 situados próximos ao
centro urbanos, para proporcionar maior acesso pelos consumidores.
|
Factores Locacionais
Carvão
O carvão mineral foi um dos mais importantes factores lacacionais durante a primeira Revolução Industrial, uma vez que era a principal fonte energética da época.
São os factores que determinam a instalação de indústrias em determinado local. Cada tipo de indústria precisa de alguns factores mais intensamente do que de outros. Todos os ramos industriais necessitam fundamentalmente de boa rede de transportes e de telecomunicações. Mas, por exemplo: industriais de base precisam mais de disponibilidade de matérias-primas e energia (ou facilidade de recepção destes) do que outras coisas: indústrias de alta tecnologia requereram mão-de-obra altamente qualificada: indústrias de bens de consumo dão importância à proximidade de um mercado consumidor amplo.
Estes factores variam ao longo da história, e por isto os actuais factores não são os mesmos dos primórdios de industrialização. Por exemplo na primeira Revolução Industrial, um dos mais importantes factores eram as reservas de carvão mineral a principal fonte energética da época. Actualmente, entretanto, o carvão não tem importância para indústrias que não sejam a siderúrgica – apesar de que mesmo assim, a importância para esta reduziu-se muito.
Conclusão
Findo trabalho pudemos concluir que a revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente barreteando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.
No seio do mesmo vimos que existem vários tipos de Industria cada uma delas com a sua respetivadescrição.
Bibliografia
- Activisdades económicas, meios geográficos e sectores da economia. 0020
- Fichas de apoio de geografia da 10ª Classe
Internet:
- Google.com
- Wikipedia.com
- Aulas de Moz
Enviar um comentário
Enviar um comentário