Antropologia cultural é a ciência que investiga as culturas no tempo e no espaço, envolvendo os costumes, mitos valores, crenças, rituais, religião e língua.
Objecto de estudo: O homem e as sociedades humanas na vertente cultural
Método dos antropólogos é o trabalho do campo etnográfico.
Teorias antropológicas
Objectivos:
Conhecer o desenvolvimento histórico das teorias antropológicas fundamentais para poder; contextualizar melhor a compreensão do conceito antropológico de cultura; Enquadrar os principais paradigmas e escolas antropológicas; Familiarização com a genealogia das ideias dos principais antropólogos; Explorar a articulação entre os diferentes paradigmas da antropologia sociocultural.
Evolucionismo - as culturas foi criado, independentemente, seguindo um percurso por estádios fixos: servageria, barbárie e civilização. E para o evolucionismo, as culturas encontravam-se em movimento, através de diferentes etapas de desenvolvimento, até alcançarem a etapa de desenvolvimento da cultura ocidental. Todas as culturas evoluiriam da mesma maneira e passariam pelos mesmos estádios.
O Difusionismo - defendeu que as diferenças e semelhanças culturais eram causa da tendência humana pare de imitar e a absorver traços culturais. A diversidade cultural explica-se pelas relações de empréstimo e não pela invenção independente.
O Culturalismo - cada cultura tem sua história particular e deve ser entendido dentro do seu contexto não de acordo com os padrões da antropologia.
Enviar um comentário
Enviar um comentário