A Ásia Central é uma região que compreende as estepes, montanhas e desertos entre o leste do mar Cáspio e o centro-oeste da China, entre o norte do Irão e Afeganistão, e o sul da Sibéria, porém nunca houve uma demarcação oficial da área. A Ásia Central raras vezes esteve unificada sob um governo central. Tal fato ocorreu durante o período de dominação mongol no século XIII.
História da Asia Central
A história da Ásia Central tem sido determinada principalmente pelo clima e geografia da região. As mudanças constantes de clima na região forçaram grandes movimentos migratórios de seus habitantes, o que trouxe tribos indo-europeias e hunos para o oeste, arianos e turcos para o norte, entre outros.
A aridez da região faz com que a prática da agricultura e a sua distância para o mar a torna muito isolada do comércio. Por conseguinte, apenas se formaram algumas grandes cidades, e a área foi dominada durante milênios pelos povos nômades das estepes.
As relações entre os nômades das estepes e as populações sedentárias da Ásia Central têm sido controversas. O estilo de vida nômade era bem adequado para a prática da guerra e os cavaleiros das estepes estavam entre os povos da segunda maior potência militar do mundo, mas foram limitados pela falta de unidade interna.
O domínio dos nômades terminou no século XVI, quando as armas de fogo permitiram aos povos sedentários controlar a região. Desde então, Rússia, China e outras potências expandiram pela região e chegaram a assumir a maior parte da Ásia Central no século XIX. Após a Revolução Russa de 1917, a União Soviética retomou a maior parte da Ásia Central; Mongólia e Afeganistão só permaneceram nominalmente independentes, embora a Mongólia manteve-se independente, na prática, era um Estado satélite soviético e as tropas soviéticas invadiram o Afeganistão no final do século XX
De 1988 a 1992, uma imprensa livre e um sistema multipartidário desenvolveu-se nas repúblicas da ÁsiaCentral impulsionados pela perestroika que pressionou os partidos comunistas locais a se abrir. Na primeira parte de 2008 a Ásia Central experimentou uma grave crise energética, a escassez de eletricidade e combustível, agravado pela anormalmente baixas temperaturas, falta de infraestrutura, e uma escassez de alimentos.
Países membros da Asia Central
Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão, Parte dos territórios de:, Afeganistão, China, Índia, Irão, Mongólia, Paquistão e Rússia.
É importante notar que, para as Nações Unidas, enquanto sub-região da Ásia, a Ásia Central compreende apenas o Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão, Afeganistão e Azerbaijão.
Enviar um comentário
Enviar um comentário