Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Balancete: conceito, vantagens e importância

É um instrumento financeiro que se utiliza para visualizar a lista do total dos débitos e dos créditos das contas, juntamente com o saldo de cada uma delas (seja devedor ou credor). Desta forma, permite estabelecer um resumo básico de um estado financeiro.Em qualquer entidade seja pública ou privada, é empresa cindível o registo de todas operações que envolvem as transacções financeiras seja de entradas (receitas) ou saídas (despesas).Essas todas operações são arroladas ou resumidas no fim de cada mês num documento específico (demonstrações financeiro) que se chama balancete.Balancete é o rol de todas despesas e receitas executadas dentro de um mês agrupadas por rubricas segundo o classificador económico da despesa e da receita.

De salientar que a finalidade desta demonstração financeira é exactamente evidenciar na entidade, quanto gastou-se e quanto entrou e qual é o saldo do mês.É um rol de todos os movimentos feitos durante um período de tempo num período de trinta (30) dias. É uma técnica bastante utilizado pelos responsáveis pela contabilidade para verificar se os lançamentos contabilísticos realizados num determinado período se estão correctos. Este instrumento, embora de muita utilidade, não deterá toda amplitude de erros que possam existir nos lançamentos contabilísticos.Balancete é um instrumento financeiro que se utiliza para visualizar a lista de todos os débitos e créditos das contas, juntamente com saldos de cada uma delas, seja devedor ou credor.

O balancete de verificação tem como base o método das partidas dobradas: não há crédito sem débito correspondente. Portanto, se um lado for somado todos os débitos do outro lado soma dos créditos tem que somar um valor igual. Desse modo é verificado se os lançamentos a débito e a crédito foram realizados correctamente.Geralmente o balancete é disponibilizado mensalmente, servindo assim de suporte aos gestores para visualizar a situação da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um demonstrativo de fácil entendimento e grande relevância e utilidade prática.


O balancete também permite confirmar que a contabilidade da instituiçãoesteja bem organizada. É possível que o balanço de somas e saldos esteja correcto q que, entanto inclua uma contabilidade defeituosa.Esse seria o caso, por exemplo, de alguém que tenha pago um certo valor fornecedor mais que tinha registado ter efectuado esse pagamento a outrem. Teoricamente, com base nos valores o balanço estaria correcto, mais não na prática.

A elaboração de um balancete começa com a realização de somas dos registos de cada conta, tanto no deve/debito como haver/credito. Por fim, as somas e os saldos obtidos são transferidos para o balanço.De uma forma geral, o balanço é um documento muito voluntaria para o empresário embora recomendável para que possa conhece com precisão o estado financeiro da instituição sem necessidade de arrastar e reproduzir erros a quando da elaboração das contas anuais.

Através do balancete é possível chegar a vários resultados para a contabilidade de um empresa num dado período de tempo, bem como elaborar outros demonstrativos contabilísticos importantes com por exemplo, demonstração do resultado do exercício e o balanço patrimonial.

Vantagens dos balancetes
Os balancetes são fácil entenderA contabilidade em geral oferece demonstrativos que são bastante complexos para quem não é da área ou nunca estudou projectos de controlo financeiro. Mais os balancetes correspondem a demonstrativos auxiliares, e por isso são muito simples de serem entendidas pelo lírico no aumento, o grau de detalhadamente poderá variar, conforme a destinação e o tipo de actuação da instituição, mais mesmo assim permanecera acessível para que o gestor entenda muito mais acerca das movimentações de contas e saldos da empresa.

Os balancetes apresentam a saúde financeira da empresa
Esses instrumentos relacionados os saldos das contas remanescentes no livro bancário de cada conta lançadas todas as operações diárias da empresa, ou seja, os factos contabilísticos (debito e credito), em ordem cronológica do processo contabilístico. Quando o gestor pega os balancetes, mês a mês, ele poderá ter exacta noção com anda a saúde financeira da instituição de forma que vai ter muito mais base para tornar decisões estratégicas de investimentos e alocação dos recursos. Os balancetes trazem mais segurança nas demonstrações contabilísticos.

Os balancetes são importantes para que o contador posteriormente elabore a demonstração de resultados do exercícios (DRE) e o balanço patrimonial (BT) da instituição, que são ferramentas que tem finalidade contabilístico, mais que permitem saber se a empresa esta tendo sucesso na actuação no mercado, confrontando as receitas, custos e resultados de um lado, e activos, passivos, e deu património líquido, de outro, como os balancetes traduzem débitos os quais devem satisfazer créditos do mesmo valor, configurado precisão no método das partidas dobradas, possuem grande utilidade prática e garantir mais segurança nas demonstrações contabilísticos que serão feitos mais adiante.


Se você tiver em mãos balancetes de verificar mensalmente enviado para você, terá muito mais dados para chegar a saúde financeira, sendo possível ate cortar gastos em aplicações que não considerar mais proveitos. Para que essa esta estratégia aconteça na empresa, com total segurança e eficientes, você precisa contar que um serviço de contabilidade de alto nível, a fim do que a sua escrituração seja primorosa sem qualquer deslize.Importância do balanceteA elaboração de um balancete é muito ao empresário conhecer com precisão do estado financeiro da sua empresa, para poder tomar as decisões que julgar mais acertadas no futuro.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades