Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Gana: localização, mapa, significado, história, releva, clima, população, economia, política e cultura: resumo

Localização do Gana
Gana (oficialmente República do Gana) é um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim. A capital e maior cidade do Gana é Acra.
Significado do nome Gana
A palavra Gana significa Guerreiro Rei (em inglês: "Warrior King") e foi o título concedido aos reis do Oeste Africano medieval Império do Gana.

História do Gana
Há evidências arqueológicas mostrando que os seres humanos viveram no atual Gana desde a Idade do Bronze. No entanto, até o século XI, a maioria da área moderna do Gana foi em grande parte desocupado. Embora a área da atual Gana vem experimentando muitos movimentos populacionais, os principais grupos étnicos do Gana hoje foram firmemente estabelecidos por volta do século XVI. No início do século XI, o Akan foi firmemente estabelecido num estado chamado Bonoman, para o qual a Região de Brong-Ahafo fora firmado. Os estados Ga e Dagomba foram estabelecidos no século XVI.
O primeiro contacto do Gana com os europeus data do ano de 1471, quando um grupo de portugueses desembarcou e começou a negociar com o Rei de "Elmina". Em 1482, os portugueses construíram o Castelo de São Jorge da Mina e tornou-se uma importante feitoria permanente. No início do século XIX, os ingleses conseguiram dominar toda a Costa do Ouro, tornando-a numa colónia, afastando todos os concorrentes europeus e derrotando os reinos nativos (localizados no interior do país).
Em 1957 conquistou sua independência. O país foi renomeado para Gana devido às indicações que os atuais habitantes descendem de povos que se movimentaram para Sul do Império do Gana.

Relevo e clima do Gana
O Gana situa-se na África, alguns graus apenas a norte do Equador. O seu ponto mais elevado tem apenas 883 m. a costa é composta principalmente por litoral baixo e arenoso, atrás do qual se estende uma planície coberta por vegetação de pequeno porte, interceptada por vários rios e ribeiros, a maioria dos quais só é navegável em canoa. A norte, perto da fronteira com a Costa do Marfim, estende-se uma faixa de floresta tropical interrompida por colinas densamente florestadas e muitos rios e ribeiros.
O clima é equatorial (Gana fica na linha do equador). A faixa costeira ocidental é morna e comparativamente seca; o canto sudoeste é quente e úmidos; o norte é quente e seco. Existem duas estações das chuvas no sul: Maio-Junho e Agosto-Setembro; no norte, as estações das chuvas tendem a fundir-se. A precipitação média anual na zona costeira é de cerca de 83 centímetros. O lago Volta, o maior lago artificial do mundo, estende-se desde a barragem de Akosombo, no sueste do Gana, até à cidade de Yapei, 520 quilômetros para norte.
População
Gana tem uma população de cerca de 25 milhões de pessoas em 2010. O primeiro censo da população pós-independência, em 1960, contou cerca de 6,7 milhões de habitantes. O nativo e maior grupo étnico é Akan. 45% da população. Cerca de 28 milhões descendentes da etneia Akan, estão vivendo fora do Gana. Atualmente é habitada por 52 etnias.

Economia e política
A economia é baseada na extração de recursos naturais. Os principais itens exportados são o ouro, madeira e cacau. A moeda do Gana é o Cedi. A agricultura faz do Gana um dos países mais ricos da África tropical. A atividade agrícola contribui com mais da metade do produto interno bruto. O principal produto é o cacau e o abacaxi que responde pela maior parte das exportações.
Mapa do Gana
O governo controla a exportação de cacau pela compra de toda a produção a preços muito inferiores do mercadointernacional, mas muitos produtores exportam o produto de forma ilegal. Este país também exporta, em menores quantidades, café e banana. Outros cultivos menos importantes são, no norte, batata e mandioca e, no sul, alguns cereais como milho, sorgo e arroz. O gado só é explorado no norte e na região de Accra, onde predominam os rebanhos caprinos e ovinos. A pesca, apesar de pouco desenvolvida, é suficiente para abastecer o mercado interno, sobretudo o consumo de pescado seco. Juntamente com a agricultura, a mineração é uma das principais atividades econômicas. País rico em recursos minerais, Gana explora ouro, diamantes, manganês e bauxita. Também possui petróleo, embora em pequena quantidade. A energia elétrica é obtida quase totalmente em centrais hidrelétricas, sobretudo na represa de Akosombo, no Rio Volta.
O sistema de governo é multipartidária com um parlamento unicameral e presidente é eleito por voto universal para um mandato de quatro anos. O presidente, é ainda o chefe de estado e o comandante das forças armadas, escolhe um Conselho de Ministros, sujeito à aprovação do Parlamento.
Cultura de Gana
A mais visível contribuição cultural de Gana, seja o tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores e simbolismo. O kente é feito por habilidosos tecelões ganenses, e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi (Bonwire é conhecida como a terra do kente, apesar de algumas áreas da região do rio Volta também reclamarem o título).

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades