Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Ondas sísmicas e suas caracteríticas

Os movimentos que no interior da terra, são gerados, entre outras coisas, pelo desloca-mento das placas tectónicas, originam uma acumulação de tensões em profundida-de. Quando a energia (tensão) acumulada excede um dado valor, ocorre ruptura dos materiais rochosos ao longo de uma falha, gerando um movimento vibratório que se propaga pelo interior da terra e que se manifesta à superfície sob a forma de um sismo. Estes movimentos vibratórios que viajam pelo interior da terra denominam-se ondas sísmicas e podem apresentar diferentes características.

Ondas sísmicas e suas caracteriscas

Ondas interiores ou profundas, que se geram nos focos sísmicos e se propagam no interior do globo. Estas podem ser de 2 tipos: ondas p e ondas s.

Ondas p (primárias, longitudinais, ou de compressão) - vibra-ção, em que as partí-culas oscilam para a frente e para trás, na mesma direcção de propagação da onda. São as mais rápidas e, portanto, as primeiras a atingir a superfície terrestre;

Ondas s (secundárias, transversais, ou de cisalhamento) – pro-vocam vibrações nas partículas numa direcção perpendicu-lar à onda; propagam-se com menos velo-cidade do que as ondas p.
Ondas superficiais, que se geram com a che-gada das ondas interiores à superfície terres-tre e se propagam com menor velocidade que as ondas p e s. São de 2 tipos: ondas re ondas l.

Ondas de love ou ondas l, em que o movimento das par-tículas é horizontal e perpendicular à direcção de propa-gação da onda;

Ondas de rayleigh ou ondas r, são ondas circulares em que o movimento das partículas se pro-duz num plano verti-cal àquele em que se encontra a direcção de propagação da onda.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades