Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


As Fronteiras de Moçambique - História de Moz /18

Na Conferência de Berlim, Portugal tinha ficado com colónias na Guiné, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. 

Como já sabemos, em Moçambique os portugueses apenas possuíam algumas feitorias ao longo do rio Zambeze e na costa, entre o Maputo e o Rovuma. 

Foi por isso que as fronteiras Sul e Norte ficaram definidas por estas duas regiões. As fronteiras com as colónias inglesas. no planalto do Zimbabwe e na região do Lago Niassa, não foram claramente delineadas. Esse facto levou a uma rivalidade entre Portugal e Inglaterra. 

Portugal dizia que as regiões do planalto da Rodésia, entre Angola e Moçambique, lhe deviam pertencer, bem como a bacia do rio Chire até ao Lago Niassa. Os ingleses, interessados em unir a cidade do Cabo ao Cairo, diziam que as regiões pretendidas pelos portugueses eram suas, porque tinham força para dominar os povos daquelas zonas. A Inglaterra era uma potência imperialista mais forte e poderosa que Portugal. Enviou tropas para estas regiões. Os portugueses tentaram também enviar algumas tropas, mas foram várias vezes derrotados pelos ingleses na área de Manica. 

Em Janeiro de 1890, os ingleses enviaram aos portugueses uma nota dando-lhes 48 horas para abandonarem as regiões que estavam em disputa. 

Caso não o fizessem, os ingleses cortariam imediatamente relações com Portugal e ocupá-las-iam pela força. Perante este ultimatum, os portugueses abandonaram definitivamente as suas pretensões sobre aquelas regiões. 

O traçado de fronteiras entre as colónias portuguesas e as colónias inglesas, veio a ser regulado pelo tratado de 11 de Junho de 1891. A partir dessa altura. 

Moçambique passou a ter as fronteiras que hoje existem. 

Para evitar que os ingleses pudessem vir a cobiçar novas regiões do território da colónia de Moçambique, os portugueses enviaram tropas para dominar os povos de Moçambique e estabelecer a ocupação efectiva. 

Começa então uma nova fase de penetração para o interior. A exploração deixou de ser feita por intermediários, e foram enviadas expedições militares que, partindo de bases instaladas junto à costa, têm como objectivo garantir a ocupação, controlo e exploração sistemática e organizada de todo o nosso País, em moldes capitalistas. Com frequência, este processo de ocupação militar e económica vai ter que enfrentar uma resistência popular crescente. 

  • Shochangane funda o estado de gaza. 
  • Em fins de 1884 - princípios de 1885 - em Berlim, as potências coloniais procedem a partilha da africa. 
  • As actuais fronteiras de moçambique foram traçadas em 1891. 



História de Moçambique #18
www.aulasdemoz.com



Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades