Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Personalidade e características do Professor

Personalidade
É o conjunto de características físicas, genéticas e sociais que reúne um indivíduo, o que o fazem diferente e único em relação aos restantes.

Personalidade é um conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir.

Ou seja a individualidade pessoal e social de alguém ou qualquer pessoa. A formação da personalidade e processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado na linguagem comum com sentido “conjunto das características marcantes de uma pessoa” da mesma forma que se pode dizer “não têm personalidade”.

Para o Norte-Americano Gorgon Allport , personalidade é uma organização dinâmica do sistemas psicológicos que determinam uma forma de pensar, de agir. Esta organização é única em cada sujeito no seu processo de adaptação ao ambiente.

O aspecto dinâmico da personalidade reflecte-se a medida em que cada pessoa esta constantemente em interacção com o meio envolvente, sendo esta a penas interrompida com a morte.

Personalidade do Professor
A personalidade do professor serve como modelo para o jovem. Modelo diferente do apresentado pela família, modelo este que poderá mostrar outras formas de ser, positivas e negativas.
O ser do professor não pode solucionar os problemas do aluno mas pode mostrar uma esperança, uma escapatória de um ambiente neutro, psicótico ou mesmo marginal.

Características da personalidade do professor
As características do professor estão muito ligadas a sua personalidade e ao seu carácter como pessoa.
Estas características são individuais e dependentes da situação da matéria, geralmente os educadores estão de acordo com as qualidades necessárias.
  • Conhecer a matéria profundamente a ensinar;
  • Preparar cada aula de forma especifica, identificando claramente o objectivo de cada lição e aula;
  • Explicar aos alunos o objectivo de cada lição;
  • Criar um ambiente agradável para o aprendizado;
  • Gostar de trabalhar com alunos;
  • Dar instruções claras e bem organizadas;
  • Apresentar o conteúdo da matéria com modelo e exemplo;
  • Exigir muito dos seus alunos, treina-os para que sejam responsáveis quanto ao estudo;
  • Ser dedicado e exigente de si mesmo;
  • Ser criativo na maneira de ensinar, possuir novas ideias e novos materiais para fazer entender o aluno;
  • Ser bem-humorado e energético aceitando as ideias dos alunos;
  • Notificar o aluno quanto ao seu aproveitamento;
  • Ser flexível, estar sempre disposto a dar e a receber (aconselar e escutar);
  • Prever oportunidades de aprendizagem para os alunos atrasados ou avançados sem causar embaraços, isto é, adaptar o ensino segundo as necessidades individuais do aluno;
  • Estimular a sala de aulas para que haja respeito mútuo e cooperação (pesquisa em grupo);
  • Respeita as opiniões dos alunos, reagindo sempre de maneira construtiva;
  • Encoraja os alunos a ter um bom conceito de si mesmo;
  • Cooperar com os outros professores;
  • Ter um relacionamento amigável com os alunos mantendo a disciplina;
  • Vestir-se de forma adequada;
  • Usar métodos de ensino comprovados;
  • Continua o seu desenvolvimento profissional.

Características destacáveis na personalidade do professor
a) Conhecer bem a matéria;
b) Tratar os alunos como indivíduos e ser amigável;
c) Ser exigente e manter a disciplina;
d) Manter-se dentro dos limites dos objectivos;
Características dos alunos desse professor
a) Demonstram conhecimento da aula;
b) Tem uma atitude amigável uns para os outros e para com o professor;
c) São responsáveis quando ao aprendizado;
d) Respeitam o currículo e a escola;
e) Aprendem conceitos e hábitos e atitudes confirme o currículo, segundo os resultados dos testes correspondentes;
f) Geralmente não existe nenhum problema de comportamento na sala de aula;
g) Aprendem muito mais e melhor
h) Alem de serem alunos são também amigos do professor;

O professor concentrado no conteúdo
Ele tem plena certeza das matérias que devem ser tratadas e aprendidas. Este professor afirma que a sua primeira tarefa consiste em cobrir sistematicamente as matérias de sua disciplina para assim ajudar os alunos a domina-las.
Este professor dá menos importância a originalidade que o facto de o aluno aprender toda matéria que já foi descoberta no passado.
Este professor dirige-se a sala de aula com uma claridade na matéria que pretende leccionar.

Professor concentrado no processo de instrução
Este é diferente o tipo anterior, este professor se concentra em conseguir que os seus alunos tratem a matéria com os mesmos métodos e processos com que ele os trata.
Trata-se do professor que impõe um modelo de raciocínio e exige que seus alunos demonstrem (imitem), os exercícios, avaliações.
Professor que se concentra no intelecto do aluno
Para este professor, o processo de ensino e aprendizagem deve concentrar-se na própria actividade racional. Para ele deve-se dar muito mais importância ao como e ao porque do saber, que procura sobretudo em desenvolver as habilidades intelectuais do aluno.

O professor com uma visão estrutural da sociedade
Ele considera o aluno e a matéria a ensinar e a si mesmo como parte inspiráveis de um contexto sociável, isto é, de uma sociedade historicamente estruturada em estratos dominados, na sociedade que por sua vez, esta emersa num mundo certas sociedades competem umas com as outras.

A metodologia didática deste tipo de professor, obviamente será radicalmente diferente da utilizada pelos tipos anteriores ou outros, principalmente pelo carácter de engajamento ou compromisso liberado que sua visão dos problemas das sociedades exige dele e dos seus alunos.

O professor que se concentra na pessoa total
Este professor considera o ensino como um desafio global a pessoa do estudante, que obriga a buscar respostas ainda não aprendidas, e as experimenta. Eles acham que o estudante deve ser tratado como pessoa integral, pois reparando o mundo intelectual estudantil na Direcção dum ser adulto torna-se seriamente comprometido.

Este professor não busca apenas ensinar o seu aluno mas, instrui-lo, induzi-lo, encaminha-lo, para uma imaginação, uma ambição de se tornar alguém, acima de tudo aplicar o conhecimento obtido durante as aulas.


Referencias
https://www.autoresassociados.comhttps://blogdocape.wordpress.com (cesado aos 08/03/2018).

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades