Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Tipos de geleiras

São 3 os tipos principais:
  • Tipo alpino ou geleira de vale (geleira de altitude)
  • Tipo continental (geleira de latitude)
  • Tipo piemonte
Tipo alpino - recebe este nome pois foi primeiramente estudada nos Alpes. O acúmulo maior de gelo ocorre nos vales das montanhas. São conhecidas geleiras com até 100 km de comprimento e 900 m de espessura. A cabeceira da geleira - parte superior ou extremidade superior - é caracterizada pela existência de feições semelhantes a grandes anfiteatros com paredes abruptas e com a base razoavelmente plana. Tal feição é chamada de circo glacial.
Em muitas geleiras de vale podem ser distintas 2 zonas com aspecto muito diferente. A primeira, superior, possui constantemente sobre sua superfície, a neve que se acumula - zona de acúmulo de neve. Nesta zona, a precipitação é maior do que o degelo. Em uma segunda região da geleira ocorre exatamente o inverso. A fusão e a evaporação predominam. Trata-se da zona de ablasão (ablasão = desgelo superficial da geleira). A linha que separa as duas zonas é chamada de firn line (fronte de nevada).
Geleira continental- associada a grandes latitudes, podendo se espalhar por grandes áreas continentais. A espessura dessas geleiras não são conhecidas na sua totalidade. Atualmente são utilizados métodos geodésicos de reflexão para o mapeamento do substrato da geleira. O resultado revela um relevo bastante acidentado.
Geleira tipo piemonte - trata-se de um tipo intermediário entre as geleiras citadas anteriormente. São geleiras que se formam em regiões montanhosas e que se espalham por grande área ao redor da fonte.
Temperatura do gelo- O gelo é um mau condutor de calor, por isso as variações da temperatura não afetam a temperatura do gelo. Dessa forma, a temperatura medida no fundo de uma geleira é de apenas -0,50C.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades