Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Tipos de vulcão

Uma das formas de classificação dos vulcões é através do tipo de material que é eruptivo, o que afecta directamente a forma do vulcão. Se o magma eruptivo contém uma elevada percentagem em sílica (superior a 65%) a lava é chamada de félsica ou "ácida" e tem a tendência de ser muito viscosa (pouco fluida) e por isso solidifica rapidamente. Os vulcões com este tipo de lava têm tendência a explodir devido ao fato da lava facilmente obstruir a chaminé vulcânica. Exemplo: O Monte Pelée na Martinica.

Vulcões submarinos
São aqueles localizados abaixo da água. São bastante comuns em certos fundos oceânicos, principalmente na dorsal meso-atlântica. São responsáveis pela formação de novo fundo oceânico em diversas zonas do globo.
Exemplo deste tipo de vulcão é o vulcão da Serreta no Arquipélago dos Açores.

Vulcão activo
Quando está em erupção ou mostra sinais de instabilidade, nomeadamente a ocorrência pouco usual de pequenos sismos ou novas emissões gasosas significativas.

Vulcões dormentes
São considerados aqueles que não se encontram actualmente em actividade (como foi definido acima) mas que poderão mostrar sinais de perturbação e entrar de novo em erupção.

Os vulcões extintos
São aqueles que os vulcanólogos consideram pouco provável que entrem em erupção de novo, mas não é fácil afirmar com certeza que um vulcão está realmente extinto.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades