Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Importância e Impacto da Indústria em Moçambique

Introdução
Há uma actividade económica surgida na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia. Esta actividade é denominada Indústria, entretanto, a geografia é uma disciplina que nos seus estudos da economia (Geografia Económica) estuda também a indústria.

Indústria - Indústria é uma actividade económica que se dedica na transformação de matérias prima em produtos elaborados ou semi-elaborados por meios mecânicos ou por um certo trabalho.

Importância da Indústria em Moçambique
 A indústria é muito importante para a economia nacional, pois transforma a matéria-prima, Nacional recolhendo-a na fonte e transformando-a um produto de consumo. Produz equipamentos diversos (materiais de construção, máquinas agrícolas...) explora os recursos minerais.
 Actividade industrial dinamiza o desenvolvimento económico do país. No entanto, a liberalização que do Comércio externo tem colocado a indústria moçambicana numa situação de concorrência desigual com os produtos que entram no país, pelo fato de alguns não pagarem direitos alfandegários que serão vendidos a preços inferiores aos produzidos localmente.

A indústria é muito importante para a economia nacional, nomeadamente:
  • Transforma a matéria-prima Nacional recolhendo-a na fonte e transformando-a um produto de consumo;
  • Produz equipamentos diversos (materiais de construção, máquinas agrícolas...);
  • Explora os recursos minerais.
  • Actividade industrial dinamiza o desenvolvimento económico do país.


Impacto da indústria no ambiente
O impacto ambiental da actividade industrial é diversificada. Pode-se considerar que este fato se inicia desde o processo de instalações de infra-estruturas, Pois houve necessidade de abrir clareiras, destruir a cobertura vegetal, compactar o solo, consumir água, etc.
No processo de produção elaboração com matérias-primas diversas músicas que se esta a consumir recursos de natureza durante a transformação das matérias-primas, a indústria utiliza máquinas que consomem combustíveis resultando daí a emissão de gases e fumos para o ar, poluindo-o ainda durante o processo produtivo, nem todos os produtos são consumidos, produzindo-se assim resíduos sólidos, muitos dos quais não biodegradáveis, contribuindo para a poluição do solo, nos diferentes momentos da produção utiliza água (lavagem de solução, arrefecimento) e depois é despejado no solo encaminhada para os cursos de água, contribuindo para a contaminação das águas subterrâneas e de cursos de água.


Conclusão
Terminado o trabalho pôde concluir-se que que apesar dos impactos negativos acima referidos, a industria também pode ser positiva da seguinte maneira: fonte de emprego; fonte de aquisição de divisas na exploração; processamento de matéria-prima para exploração; produção de bens de uso e consumo.
Entretanto, mesmo a revolução industriar tendo ocorrido já a bastante tempo, nota-se um faco desenvolvimento industrial no nosso país devido as seguintes causas: predomínio da exploração agrícola; fraca rede de vias de comunicação; forte dependência de capitais estrangeiros; tecnologia de fraca modernização; mão-de-obra pouco especializada; reduzida capacidade de poder de compra; e carência em muitas áreas de recursos energéticos.

Bibliografia
  • BOTELHO, José Nicolau Raposo, Elementos de geographia economica (agricola, industrial e commercial). Porto: Magalhães & Moniz.
  • ROQUE, Bento, Geografia Económica. A Terra. Lisboa: Gomes & Rodrigues, Vol. II, 2ª ed. (1ª edição 1944).
www.aulasdemoz.blogspot.com
aulasdemoz
aulas de moz

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades