Os Papéis de Trabalho constituem um registro permanente do
trabalho efetuado pelo auditor, dos fatos e informações obtidos, bem como das
suas conclusões sobre os exames.
É com base nos Papéis de Trabalho que o auditor irá relatar
suas opiniões, críticas e sugestões.
No decurso de uma auditoria o auditor obtém, através de
inspeções, observações, inquéritos e confirmações que realiza, conhecimentos e
informações de carácter contábil, financeiro, de gestão e outros que lhe
permitem formular, no final do seu trabalho, uma opinião sobre os fatos ou
situações examinadas. O auditor deve documentar as questões que foram consideradas
importantes para proporcionar evidência, visando fundamentar seu parecer da
auditoria e comprovar que a auditoria foi executada de acordo com as Normas de
Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.
Desta forma os Papéis de Trabalho devem ser preparados
tendo-se em mente seu completo entendimento por outro auditor que não teve ligação
directa com o trabalho. É comum a consulta aos Papéis de Trabalho em anos
posteriores para se prestar esclarecimentos ou informações sobre algum aspecto
a área auditada.
Os documentos de trabalho são constituídos pelos programas
de trabalho, notas, análise e outro material considerado relevante, quer preparados
pelo próprio auditor, quer por ele obtidos junto das entidades auditadas ou
outras, devendo ser completos e pormenorizados, de conteúdo adequado e em
número suficiente para fundamentarem as conclusões a que conduzem.
Contudo, auditor deve adoptar procedimentos apropriados para
manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da
data de emissão do seu parecer. A confidencialidade dos papéis de trabalho é
dever permanente do auditor. Os papéis de trabalho quando solicitados por
terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização formal da
entidade auditada.
Em fim, o produto do trabalho de auditoria é evidenciado nos
papéis de trabalho, que devem formar um conjunto harmonioso e coeso da matéria
examinada e que podem conter dados que sejam aplicáveis a mais de um trabalho.
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