Desordem de articulação
Várias crianças em fase de pré-escola apresentam os distúrbios de articulação da fala, que são os problemas em pronunciar determinados sons, isso é normal até os sete anos de idade, após esse período os pais e professores têm que identificar e procurar um médico especialista, pois pode evoluir cada vez mais o quadro, tornado incompreensível a fala da criança. Préneron (2006:66,67) afirma que:
Esses distúrbios que se observam às vezes na criança muito pequena correspondem à má realização “material” dos sons da linguagem. É a posição da língua na produção de certos fenômenos que é inadequada. Para articular corretamente um som da linguagem, a criança pequena deve coordenar grupos musculares de maneira extremamente refinada, particularmente para as consoantes. Uma leve alteração na colocação da língua pode conduzi-la a erros: produção de uma consoante em lugar de outra (...), ou elisão sistemática de uma mesma consoante. É esse aspecto sistemático que nos permite concluir que se trata de um distúrbio do gesto articulatório.
Esse distúrbio de articulação está subdividido em outros com características especificas: dislalia e disartria.
Bibliografia
- KATO, Mary A. No mundo da escrita. Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática. 1986.
- KAUFMAN, Diana. A natureza da linguagem e sua aquisição. InGERBER, Adele. Problemas de aprendizagem relacionados à linguagem: sua natureza e tratamento. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. pp 51-71.
- PRÉNERON, Christiane, et al. Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto, 2006.
- SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. FIORIN, José Luiz (org). Introdução à linguística: I. objetos teóricos. Soa Paulo: Contexto, 2002. pp 211-224.
- SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da linguagem. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.2003-232.
- VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
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