Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


A Revolução Russa e O desenvolvimento económico e Sociopolítico de alguns países depois da Primeira Guerra Mundial (1918 4929)

A Revolução Socialista de 1917

A Revolução Socialista de Outubro 1917
Pode considerar-Se a Revolução Russa de Outubro 1917 como uma série de acontecimentos políticos na Rússia que começou com a eliminação do governo do czar, em Marco de 1917, e que levaria, após o período do Governo Provisório nomeado pela Duna (o parlamento russo) a tomada do poder pelos bolcheviques. 
O Governo Provisório, nomeado pela Duna em Marco de 1917, foi incapaz de resolver os problemas da Rússia: além de pretender manter a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, não conseguia evitar o agravamento da situação económica nem fazer a essencial reforma agrária. Entretanto, os bolcheviques, sob a direcção de Lenine, intensificaram o trabalho político e organizativo, apelando ao derrube do Governo Provisório e a tomada de poder pelos Sovietes. Em Outubro de 1917, criaram um comité militar revolucionário para preparar a insurreição armada.
No dia 24 de Outubro de 1917, as tropas do Governo Provisório ocuparam as oficinas do jornal bolchevique Pravda e destruíram as suas instalações. Nesse mesmo dia, os Guardas Vermelhos (o braço militar dos bolcheviques), apoiados por marinheiros e soldados revolucionários, ocuparam alguns locais estratégicos da capital, Petrogrado, como postos de comunicações e de transportes.
No dia 25 de Outubro de 1917, Os Guardas Vermelhos tomaram de assalto o Palácio de Inverno, sede do Governo Provisório. O poder do Estado foi então assumido pelo Conselho dos Comissários do Povo (criado pelo Congresso dos Sovietes, então reunido), que se tornou no primeiro governo soviético.
O processo que se seguiu a Revolução de Outubro levaria, após uma guerra civil 
que durou ate 1922, a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSSI) ou simplesmente União Soviética.

Antecedentes internos (a Revolução Russa de 1905 a 1907 e a de Fevereiro de 1917) 
A situação económica, social e política da Rússia pré-revolucionária 

No âmbito económico 
Predominava uma agricultura arcaica, tecnicamente atrasada e de baixo rendimento. A industrializaçao, iniciada apenas a partir da década de 1880, concentrava-se num reduzido nürnero de cidades (São Petersburgo, Moscovo e Odessa, na Ucrânia) e em ernpresas de grande dimensão. Era dominada por capitais estrangeiros e, por essa razão, não favorecia a formaçao de uma burguesia numerosa e forte dentro do pals. Os problemas de transporte e comunicaçao no imenso pals tambEm contribuIam para impedir uma maior expansao económica. 

No âmbito social
A sociedade russa caracterizava-se por ser uma sociedade de ordens,’A’nobreza e o clero eram grupos privilegiados, possuindo a maloria das propriedades (a nobreza possuIa 40% das terras) e ocupando os prindpais lugares da adhiinistraçao püblica. A grande maioria da populaçao (81Yki era constituIda por camponeses, sujeitos a servidão ainda de cariz feudal e vivendo na mais completa miséria, dependendo de uma agricultura tradicional pouco desenvolvida e corn baixos rendimentos.
O operariado russo, fruto da industrialização, era fortemente explorado e utilizado como mão-de-obra barata pelo capitalismo estrangeiro, ou seja, pelas grandes empresas estrangeiras estabelecidas na Russia. O proletariado urbano concentrava-se nos grandes centros urbanos e industrials (principalmente na cidade de São Petersburgo), sendo pouco numeroso (constituIa apenas 2% da populaçaó). Apesar de experimentar duras condiçOes de vida, como salános baixos, falta de condiçOes de habitaçao e de saüde e elevado nümero de horas de trabaiho diário, o operariado russo sempre demonstrou possuir uma grande combatividade. 

No âmbito politico 
o império russo era ConstituIdo por urn extenso território, composto por diversos povos, corn várias lInguas e culturas diferentes. Vigorava urn regime politico áutocrático e absolutista, em tudo semeihante ao de uma monarquia absoluta. 
o czar Nicolau II governava o império corn base na autoridade da polIcia e do 
exErcito e no apoio da Igreja Ortodoxa. Näo existia qualquer tradiçao democrátjca. 
0 sufrágio universal nunca tin ha existido, näo havendo qualquer instituição eleita, 
e as liberdades democrátjcas näo erarn permitidas. 

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades