Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


A Revolução de 1905

A Revolução de 1905 
Esta situaçao polItica e económjca gerava grande descontentamento social, corn greves e protestos estudantis, havendo mesmo alguns actos terroristas. A derrota da Russia na guerra Contra oJapao, entre 1904 e 1905, provocada por disputas entre ambas as naçOes na Manchuria e na Coreia, piorou ainda mais a situaçäo. A 9 de Janeiro de 1905 (22 de Janeiro pelo Calendárjo ocidental), operários descontentes dirigiram-se ao Palácio de Inverno, numa manifestaçao perante 0 Czar, pedindo päo e rnelhores condiçOes de trabaiho. Foram recebidos a tiro pela guarda imperial. O enorme ntmero 
de mortos fez corn que este dia ficasse conhecido como <<Domingo Sangrento>> 
Estes acontecimentos desencadearam uma torrente de greves, protestos e revoltas urn pouco por todo o territOrio russo, levando o czar a declarar a intençao de instituir uma assembleja eleita para aconseihar a governo. Esta proposta, porém, nao agradou aos revoltosos, que exigiam a instituição de uma assembleja constituinte.
As insurreiçOes espaiharam-se urn pouco por todo o império (incluindo zonas não russas, como a Finlândia ou a Polónia), conseguindo mesmo a adesão das forças armadas (exército e marinha).
Em Agosto de 1905, o czar anunciou a convocação de eleiçOes para a assembleia, mas, mais uma vez, isto nao foi suficiente para parar os protestos. A situaçäo agravou-se ainda mais, corn uma greve geral em Outubro que se estendeu a todo o império. A greve era dirigida pelo primeiro conseiho dos trabaihadores, ou Soviete, criado a 13 de Outubro em São Petersburgo (outros foram surgindo nas principais cidades). 
Nicolau II viu-se forçado a agir e a 17 de Outubro publicou o <<Manifesto de Outubro>>, no qual prometia estabelecer uma constituição e uma assembleia legislativa eleita (Duma). Este documento dividiu a oposição: os mais radicais não estavam satisfeitos, pois pretendiam a implantaçao de urn regime republicano; os mais moderados consideraram as propostas do czar como uma vitória e abandonaram os protestos. Enfraquecida, a revolta foi perdendo vigor, acabando por ser dominada pelo czar. No inIcio de 1906, tudo estava terminado.
Embora nao tenha conseguido derrubar o regime autoritário do czar, nem a criação de uma assemblela constituinte, e apesar de muitos dos lIderes da revoluçao terem sido presos, o facto é que a revolta conseguiu obngar o regime de Nicolau II a fazer várias reformas no sistema polItico. As rLeis Fundamentais>, publicadas em 1906, que funcionavam quase como uma constituição, e a criação da Dutna foram as principais conquistas obtidas pelos revoltosos. A nova situação permitiu, também, que se fossem desenvolvendo actividades poilticas legais, entre elas a formaçao de partidos politicos. Surgiram, assim, o Partido Constitucional Democrata, o Partido Socialista Revolucionário e o Partido Operário Social-Dernocrata Russo, constituldo por boicheviques (mais radicais) e mencheviques mais moderados). 
0 <<Domingo Sangrento>, a revolta de 1905 e as reformas que o czar foi obrigado a fazer seriam 0 ponto de partida para a mudança que viria 12 anos mais tarde.

A Revolução democrática-Burguesa de Fevereiro de 1917 
Em 1917, a situação polItica e social no império russo estava a atingir o limite. A população estava cada vez mais insatisfeita corn o czar e as suas polIticas, em especial as várias dissoluçOes do parlamento russo, a Duma, a principal conquista da revolução de 1905. 0 governo era corrupto e incompetente e mostrava-se cada vez mais incapaz de conduzir a participacão russa na Primeira Guerra Mundial. 0 exército russo, mal equipado e mal preparado, sofia sucessivas derrotas face aos exércitos alemães. 
A guerra mostrara que a Russia já não era uma potência militar a altura, nem dos seus aliados, nem, sobretudo, dos seus adversárjos. Além disso, a participaçao russa na guerra provocara grandes problemas na economia.
A 23 de Fevereiro de 1917 (8 de Marco no calendárjo ocidental) rebentaram motins 
na capital, Petrogrado (a antiga São Petersburgo), por causa da falta de alimentos. 
A maior parte da guarniçao militar da capital juntou-se ao protesto e, no dia 2 (15) 
de Marco, o czar Nicolau II abdicou. 0 seu irmão, o grão-duque Miguel, nao aceitou 
o trono, o que pos fim a urn reinado de 300 anos da dinastia Romanov. 
A Duma norneou então urn Governo Provisórjo, que em breve sofreria a oposiçao do Soviete de Petrogrado, constituldo por 2500 delegados, escoihidos de entre os operários e soldados da capital. Este publicara já, no dia 1 de Marco, a sua Ordem n.° 1, na qual avisava os soldados para obedecerem apenas ao Soviete, e não ao Governo Provisórjo.
Entre Marco e Outubro, o Governo ProvisOrjo sofreu várias modificacoes, mostrando-se cada vez mais incapaz de resolver os problemas que o pals enfrentava: 
as tomadas de terras pelos camponeses, os movimentos nacionalistas nas regiOes não russas e o crescente desânimo dos soldados na frente de guerra, o que fazia aurnentar as desercoes. Ao mesmo tempo, urn pouco por todas as grandes cidades e nas forças armactas iam-se COnStituindo mais Sovietes. Nestes conseihos, crescia o sentimento contra a participaçao russa na guerra, defendendo-se a sua retirada incondicjonaj do conflito. 
Os boicheviques, a facçao mais radical do Partido Operário Social-Democrata Russo, iam, entretanto, aumentando a sua influêncja dentro dos Sovietes. 
Regressado do exllio apOs a Revoluçao de Feverejro, o lIder boichevique, Vladimir Lenine, publicou no jornal bolchevique Pravda vários artigos, que ficariam conhecjdos como as c<Teses de Abril>>. Estas ideias viriam a constituir o programa de acçao imediata dos boicheviques. Sob influência das ideias marxistas, Lenine caracterjzava a Primeira Guerra Mundial como urna guerra injusta e imperialista, defendendo que so a vitória do socialismo levaria 

Lenine apelava ao povo para que näo confiasse no Governo Provisório e que passasse a luta para tomar o poder.
No aspecto económico, as <Teses de Abril>> defend lam a confiscaçao das terras dos latifundiários e a sua nacionalizaçao; a uniäo de todos os bancos do pals num banco nacional submetido ao controlo dos Sovietes; o estabelecimento do controlo dos Sovietes sobre a produçao e a distribuiçao dos produtos. 0 seu lema era <<Todo o poder aos Sovietes.>> 
Em finals de Setembro, o programa politico dos boicheviques, que defendia <<paz, terra e pão>>, obtinha cada vez major apoio entre os operários urbanos e os soldados. Depois de uma tentativa faihada de golpe militar, emJulho, em Outubro a situação parecia ideal para uma acção decisiva por parte destes.

A insurreição armada 
Camaradas: a situação é extremamente critica. Está mais do que claro que, agora, a demora da insurreição equivale realmente a morte. Esforço-me, corn todas as minhas forças, por convencer os camaradas de que agora está tudo por urn fib, que na ordem do dia estäo questóes que são resolvidas, não por uma conferência, nem congresso (...), mas exciusivamente pelo povo, pelas massas, pela luta das massas armadas (...). 
A histOria não perdoará a demora aos revolucionirios que poderiam vencer hoje (seguramente hoje), e que se arriscam a perder muito amanhã, se arriscam perder tudo agora. 
Lenine, Carto ao Comité Central do Partido Boichevique (adaptado) 
Antecedentes externos 
A derrota militar frente ao Japào na guerra Russo-Japonesa, entre 1904 e 1905, provocou a perda das regiOes de Sacalina e de Port Arthur; a perda do prestIgio militar da Russia e a incapacidade desta agir nos Balcäs a seu favor, nao conseguindo intervir nesta região na situação de 1907/08; e o agravamento da crise interna, corn o surgirnento da Revoluçäo de 1905, afectou a estabilidade interna do império. 
A entrada da Russia na Primeira Guerra Mundial, em 1914, agravou a situaçäo económica e o descontentamento popular, tendo Lenine considerado a guerra como urn <<acelerador da revo1uçao. 

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades