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Princípios orientadores da escola dos Annales

Princípios orientadores da escola dos Annales
– A luta contra a historiografia positivista tradicional: o primeiro combate dos Annales foi de renovar o conceito da História. A sua luta se canalizava contra a herança de uma história estritamente política individualizada, uma história factual e superficial, teatros de aparências que escondem o verdadeiro jogo da História que se passa nos bastidores e nas estruturas ocultas que é preciso explicar e analisar.
– O alargamento do território do Historiador: a História total e global, onde deveria se abordar na História todos os factos relacionados com a vida do Homem.
– O alargamento do campo do documento, onde passou a se usar tudo que vincule informação sobre a actividade do Homem no passado, podendo-se recorrer a interdisciplinaridade.
– A revalorização do papel específico do historiador na construção histórica, a História problemática.
Os representantes da Escola dos Annales defendiam que não se pode reproduzir os acontecimentos porque é impossível isolá-los do todo que os integra ou por outra, não há realidade histórica que se ofereça completamente feita ao historiador. Este, face a imensa e confusa realidade deve fazer a sua escolha, não escolha simples, arbitrária, mas uma construção científica do documento cuja análise deve permitir a reconstituição e explicação do passado.

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