Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


As formas de exploração económica: o papel das companhias monopolistas

As formas de exploração económica: o papel das companhias monopolistas 
Em muitas partes de África, os governos coloniais usaram companhias concessionárias para explorar os impérios recém-conquistados. São disso exemplo, a British South Africa Company, de Cecil Rhodes, na África do Sul, a Imperial East Africa Company, na África Oriental, ou as Companhias de Moçambique, Zambeze e Niassa em Moçambique.
Em 1880, foi criada, em Portugal, legislação que permitiu a formação de sociedades por acções, as companhias. O Estado português transferiu para estas a responsabilidade da administrado de partes do território, tendo como objectivo aliciar os privados e minimizar as despesas. 
Em Moçambique existiram dois tipos de companhias:

As companhias majestáticas, que gozavam de amplos poderes nos territórios arrendados. Funcionavam como autênticos Estados, realizando várias tarefas da competência de um Estado, tais como a cobrança de impostos, o recrutamento de mão-de-obra, a manutenção da defesa e segurança no território, para além de desenvolverem actividades económicas;

As companhias arrendatárias tinham um campo de acção mais restrito, estando limitadas ä esfera estritamente económica. Em Moçambique, estas companhias, a pedido das autoridades coloniais, também se envolveram em algumas actividades administrativas, nomeadamente a cobrança de impostos.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades