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Factores socioeconómicos e humanos do desenvolvimento dos transportes e comunicações

Factores socioeconómicos e humanos
Considerado que os transportes visam assegurar a satisfação de necessidades humanas, pode-se facilmente perceber que os seres humanos fazem todos os esforços para ultrapassar os entraves naturais orientado para isso, forte investimento. Aliás, umas das condições a ter em conta no desenvolvimento de rede de transportes é o capital.

As ligações de transportes não surgem por acaso são antes criações humanas visado satisfazer determinadas necessidades. As de natureza económicas são determinantes, embora razões de outra natureza, como as politicas e as sociais, possam igualmente exercer a sua influencia.


Por exemplo, em regiões ricas em recursos minerais quer sejam montanhosas desérticas desde que se anteveja a possibilidade de uma exploração rentável, podem ser feitos investimento em transportes, rodoviários e ferroviários.

É assim que as ligações de económicas de transportes formam-se no processo de produção e de troca (carga e passageiro) entre as varias regiões e os pontos de produção.

Assim, as ligações económicas de transportes são condicionadas pelas particularidade económico-geográficas das regiões, que vão determinar o tipo de carga, a direcção e dimensão da sua importação ou exportação. Por isso, as dimensões e direcções económicas de transportes intra e inter-regionais dependem principalmente das seguintes factores:
  • Distribuição geográficas da produção;
  • Localização dos locais de consumo e de depósito;
  • Particularidades tecnológicas de produção ligadas às normais de consumo de matéria-primas e de compatíveis;
  • Estruturas técnicas da empresa;
  • Planificação da distribuição da troca e do transporte de carga de passageiros.
Factores de natureza política e social podem exercer igualmente um papel importante na criação e desenvolvimento de sistema de transporte.


O estabelecimento de regras de transporte e um investimento muito dispendioso, de tal formas que o investimento publica e fundamental. Uma rede de transporte afecta a economia no seu conjunto, de várias formas: ligando regiões remotas com os centros de decisão; colocando as primeiras sob o controlo destas últimas; facilitando o acesso ao mercado; e consequentemente estimulando o desenvolvimento de actividade em áreas remotas.

Os factores de natureza política podem encontra-se no exemplo de Taraza Railways, uma linha construída entre a Zâmbia e a Tanzânia, por razões económicas, é certo, mais também reduzir a dependência em relação à África do Sul e à antiga rodesia, países que dispunham de regimes racistas.

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