Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Causas do tráfico de escravos na África e em Moçambique

O comércio de escravos foi causado pelo desenvolvimento do mercantilismo o que viria transformar o escravo em objecto. Dele se exigia uma intensa produção para exportação, a fim de satisfazer as necessidades capitalistas de acumular lucro. Ou seja foi causado pelo crescimento da procura de mão-de-obra, motivada pela instalação de colónias agrícolas na América, para alimentar as indústrias na metrópole.


O comércio de escravo foi motivado pelo desenvolvimento económico que pudesse ter utilizado mão-de-obra escrava nas minas e plantações das caraibas, ihas francesas e do continente americano.
Até meados do século XVIII, as relações de produção éramos aquelas relacionadas com o comércio característico da região centro-africana. Com a revolução industrial ocorrida na Europa provocou mudanças mais profundas na economia mundial que qualquer outro desenvolvimento ocorrido desde o neolítico, o autor frisa que, a revolução industrial acabou por se fazer sentir como uma série de ondas de choque por ela causada, sendo um momento oportuno por parte dos europeus na procura da mão-de-obra escrava.

Métodos e meios de acção na captura dos escravos
Para capturar um escravo era preciso métodos e acção, para tanto, antes de capturá-los era necessário em primeiro lugar fazer as campanhas que eram incumbidos aos comerciantes europeus e aos chefes locais ou guerra e ataques noturnos às aldeias, em seguida iam para os locais de venda onde eram vendidos aos comerciantes portugueses e depois encaminhados para além mar.

Bibliografia
  • KI- ZERBO, Joseph. História de África Negra. Mira Sintra, Publicações Europa – América; Vol. I, 3ª ed. 1999.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades