Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Dinâmica dos lagos

O volume da água de um lago é determinado pelo clima que predomina na região. As variações do nível da agua dependem assim da precipitação, da evaporação e da infiltração, porem, o tamanho da bacia hidrográfica constitui uma peca fulcral no equilíbrio hídrico desta massa aquática, quanto maior for a extensão da bacia, mais agua o lago recebe e com maior regularidade. Nas zonas áridas e nas montanhas, as variações são mais frequentes.
Durante o verão, a temperatura da camada superficial é bem mais elevada que a temperatura do fundo, devido a radiação solar, por este motivo, a densidade da água superficial torna-se inferior a densidade da camada do fundo, fazendo com que haja camadas distintas no corpo de água:
-epilimnio: camada superior, mais quente, menos densa, com maior circulação;
-termoclima: camada de transição;
- hipolimnio: camada inferior, mais fria, mais densa, com maior estagnação;
A diferença de densidade pode ser tal, que causa uma completa estratificação no corpo da água, com as três camadas não se misturando entre si. Este estratificação tem uma grande influência na quantidade da água. Na verdade, as aguas dos lagos apresentam geralmente reduzida movimentação, não exercendo praticamente qualquer acção de desgaste ou de transporte. Contudo, são ambientes de intensa sedimentação.
A sedimentação lacustre depende dos inúmeros factores, destacando-se o clima, a profundidade, o volume de água e a morfologia e litologia da bacia.
Oceanos e mares
97% da agua que cobre o nosso planeta esta nos oceanos, extensas massas aquáticas, cuja característica principal é a salinidade da agua. Os oceanos ocupam cerca de 2/3 da superfície terrestre.
Actualmente, a comunidade internacional distingue cinco oceanos:
- Oceano pacífico: e o maior dos oceanos, tem uma área superior a das terras emersas. O nome foi-lhe dado em 1520, na viagem de circum-navegação iniciada por fernão magalhães e deveu-se ao bom tempo que os marinheiros encontraram enquanto o atravessavam.
- Oceano atlântico: banha a costa oriental da américa e a costa ocidental da europa e da áfrica. Atlântico deriva do deus grego atlas, que sustentava sobre as suas costas o mundo.
- Oceano indico: encontra-se rodeado pela áfrica (oeste), ásia (norte), e oceânica (este). Deve o seu nome a proximidade com a índia.
- Oceano glacial árctico: é o menor dos oceanos e encontra-se quase totalmente coberto por uma plataforma de gelo. A designação deriva da palavra grega arktus que significa urso, pelo facto de se situar próximo da constelação da ursa maior.
- Oceano glacial antárctico: circunda a antárctida, sendo o único oceano onde é possível navegar em linha recta sem encontrar terra.
A designação deve-se a sua posição geográfica, pois antárctico é o posto árctico.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades