Os ritos de iniciação constituem uma maneira significativa a vida quotidiana, uma forma de organização educacional nas culturas locais e um caminho que visa a transformar gerações mas novas em adultos na tradição e a sua função. Estes ritos tendem dar a criança uma formação completa para que cumpra o seu papel na comunidade, descobrem os mistérios ocultos e entendem conservar a classe dos homens como guardam da tradição, da religião da ética.
Dai que os ritos de iniciação participam do processo de construção de identidades culturais e tenha validade e sentido enquanto meio de formação das identidades moçambicanas. Estes ritos são colectivos e decorrem de forma mas regular e sistemático o que faz com que sua função se possa comparar à da escola formal e suas práticas e saberes possam contribuir no currículo da escola em Moçambique.
Aspectos negativos dos ritos de iniciação
Os ritos preconizam e incutam conceitos e comportamentos de inferiorização e submissão da mulher perante o homem; Contaminações das doenças, porque são ensinadas a praticar o sexo sem preservativo; Sexualidade precoce; Mortes devido aos instrumentos usados nos ritos, pois a circuncisão é feita a sangue fria sem anestesia, e isso provocam sangramentos; Não respeitam o calendário escolar.
Enviar um comentário
Enviar um comentário