Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Livros obrigatórios usados na contabilidade em Moçambique

Os livros obrigatórios usados na contabilidade em Moçambique
  • Modelo 37
  • Modelo 38
  • Livro de requisições externas e de controlo de pagamento
  • Livro de controlo orçamental
  • Livro de reconciliação bancária
  • Estes livros devem conter o termo de abertura e termo de enceramento, os livros devem possuir assinatura do presidente e carimbo da instituição.

Modelo 37
Modelo 37 é um livro de registo de todo receita feito pelos contribuintes.
Este livro regista de uma forma clara, a partir de caixa. Sendo caixa uma ferramenta que controla a movimentação financeira (as entradas e saídas de recursos financeiros), em um período determinado, de uma empresa.
O mesmo regista os movimentos diários de todo os contribuintes que efectuaram as suas contribuições num determinado dia. Este livro é de registo da receita desta Instituição.
O lançamento de dados neste livro obedece uma certa regra sendo assim, os lançamentos devem ser: primeiro escreve se o ano, mês, dia, a rubrica, nome do contribuinte, número de guia e por último o valor que foi pago, tendo ultimado de fazer lançamentos da caixa, faz se o somatório, não pode haver diferença de valor que vem na caixa e dos lançamentos feitos no seu livro do modelo 37.
Tendo feito todos os lançamentos em todos os modelos compara se os resultados e em seguida faz se o resumo do mês, no resumo do mês entra todas as rubricas facturadas durante todo o mês, cujo seu lançamento é feito no modelo 37.

Modelo 38
Modelo 38 é um livro da receita que regista todas as entradas de receita distribuída por rubricas.
Este modelo tem diferença com o modelo 37 pelo facto de agrupar o valor da receita de um determinado dia por rubrica, mas quer nos dois modelos o total da receita arrecadada por dia é igual.
Por isso recomenda se que estes dois modelos sejam feitas por pessoas diferentes, para que não haja a cópia do saldo mensal. No fim do mês faz se comparação do total do montante registado em ambos modelos. Não pode existir uma diferença, porque todos preenchem com as mesmas guias de pagamento.
Para efectuar os lançamentos neste modelo vai de acordo com o resumo feito atreve da junção de todas as rubricas facturadas durante o dia, cada rubrica de ser lançado no ser devido lugar, tendo findado o mês faz se o somatório de todas os valores lançados.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades