Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Mosca doméstica: o que é? Importância, prevenção, higiene dos alimentos e ciclo de vida

As moscas domésticas actuam como transportadores mecânicos de agentes patogénicos (vírus, protozoários, bactérias e ovos de helmintos), as últimas causam as míiases, também conhecidas por bicheiras. A mosca doméstica (Musca domestica), é a espécie mais presente em áreas urbanas. Alimenta-se de fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, entre outros. A mosca lança uma substância sobre o alimento para poder ingeri-lo, pois não consegue colocar nada sólido para dentro do organismo, somente matéria na forma líquida ou pastosa. É activa durante o dia e repousa à noite.

Importância das moscas para o homem
As espécies mais importantes consideradas pragas são: Musca domestica, Cochliomyia hominivorax Dermatobia hominis.
As moscas assumem importante papel não só no campo da ecologia, como também da saúde pública, pois os adultos são vectores mecânicos de inúmeros patógenos para o homem e animais tais como Salmonella spp, Escherichia coli, Streptococcus spp, Staphylococcus spp e Bordetella spp, além de doenças protozoários.
A Musca doméstica é considerada uma praga urbana e é a mais importante, tendo em vista que pode transmitir organismos patogénicos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos) que podem causar doenças no homem e em animais domésticos.
As moscas domésticas podem veicular os agentes em suas patas ou do seu aparelho bucal após pousarem em superfícies contaminadas com estes germes e pousarem nos alimentos, disseminando-os amplamente, e dessa forma transmitir várias doenças, tais comoa febre tifóide, carbúnculo, lera, algumas formas de conjuntivite e disenteria.

Medidas de prevenção ( profilaxia)
As medidas de prevenção da mosca domestica compreendem basicamente:
  • Saneamento ambiental: tratamento adequado de água, esgoto e lixo;
  • Higiene dos alimentos.
Manejo do lixo:
  • O lixo deve ser adicionado em sacos plasticos e depositos bem vedados;
  • As latas de lixo devem ser mantidas secas e limpas;Aterro sanitario.

Higiene dos alimentos:
  • Utilizar redes nas janelas e portas, especialmente nos refeitorios;
  • Todo alimento deve ser conservado de modo adequado (em vidros, em plasticos, na geladeira, entre outros).
Vigilancia sanitaria:
  • As criacoes de animais em areas urbanas, tanto as de subsistencia, como as comerciais, são um importante problema em nossa cidade.controle
Para a eliminacao das moscas pode-se utilizar armadilhas luminosas que as atraem. As armadilhas luminosas são bastantes utilizadas principalmentes em restaurantes. As medidas devem ser limpadas periodicamente, visto que algumas possuem cola onde as moscas ficam imobilizadas, vindo a morrer.
São necessarios boas condicoes de higiene, mantendo-se as instalacoes sempre limpas:
  • Deve-se proteger os alimentos, já que as moscas pousam em fezes, escaros e depois levam patogenicos para os alimentos;
  • A colocação de redes nas janelas evita a entrada destes insectos nas instalacos;
  • A utilização de fossas e esgotos fechados nas residencias;
  • Deve-se controlar o lixo, protegendo-o e evitando que fique a ceu aberto;
  • Pulverizacoes residenciais.
As medidas culturais, tais como colocação de redes em portas e janelas, manutenção do lixo em sacos plásticos ou latas bem fechadas e a conservação de alimentos tampados, são eficientes e indispensáveis.
Em geral, pode se afirmar que a deficiência dos serviços sanitários, como colecta e depósito de lixo favorecem a multiplicação dessas moscas.
O controlo biológico é o mais eficaz. Entretanto, para ele ser feito, deve se obter um estudo detalhado da mosca e seu papel no local.

Ciclo de vida
A mosca doméstica possui um ciclo de vida simples e rápido, principalmente em épocas de humidade e temperaturas elevadas. O ciclo de vida desta espécie é de metamorfose completa, ou seja, ovo, larva, pupa e adulto.
O tempo de vida varia, em geral de 25 a 30 dias. A fêmea coloca seus ovos (cerca de 100 a 150) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo, e outros locais ricos em substâncias orgânicas. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são cilíndricas, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se activamente.
Após um período de cinco a oito dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas. A camada externa de pele das larvas se endurece formando uma casca (casulo), dentro da qual começa a haver transformação para mosca adulta, recebendo o nome de pupa. As pupas têm coloração marrom clara, não se movimentam, e no final do desenvolvimento se transformam em adultos.

Bibliografia
BRITO, L. G. et al.Manual de identificação, importância e manutenção de colônias estoque de dípteras de interesse veterinário em laboratório. Porto Velho/RO: Embrapa, 2008.HONER, M.R. H. irritans ecologia, importância, e controle no Brasil. Campo Grande: EMBRAPA – CNPGC, 1990.
KETTLE, D. S. Medical and veterinary entomology. Wallingford: CAB International, 1995.
KOLLER, W. et al. Surtos da mosca-dos-estábulos, Stomoxys calcitrans, em Mato Grosso do Sul: novo problema para as cadeias produtivas de carne e sucroalcooleira? Campo Grande/MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Mariconi, F.A. M.; Guimarães, J.H. A mosca domestica e algumas outras moscas nocivas. Piracicaba: ESALQ; 1998.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades