O que é conhecimento Filosófico?
O saber da ciência se aproxima do saber filosófico porque ambos se afiguram como um saber sistemático e rigoroso.
Todos nós já ouvimos em algum momento alguém falar em Filosofia. A Filosofia é a busca pela fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e práticas. Trata-se de um saber que se volta para as origens, as causas, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, artísticos e culturais. Assim, pode-se considerar que refletir filosoficamente significa tomar distância das coisas para poder enxergar novos ângulos, experimentar a realidade em diversos sabores, por conseguinte a sua reflexão é radical, porque investiga a raiz, a origem de tudo o que existe.
O conhecimento filosófico é uma oposição à opinião, conhecida como senso comum. Um saber que exige consistência teórica. O filósofo é aquele que reúne curiosidade e muita paciência. O filósofo é antes de tudo aquele que pensa que, se conhecemos o mundo, compreendemos a nós mesmos e compreendendo os outros, tanto quanto nossa inteligência o permite, vamos conseguir, pela lucidez e não por uma fé cega, vencer nossos medos.
Objectivos do conhecimento filosófico
O objetivo principal de toda a reflexão do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Características Características do conhecimento Filosófico
- Possui grande dimensão de profundidade e radicalidade;
- Adquirido à luz da razão natural;
- Descobre o obscuro que se revela à claridade;
- Exigente quanto aos valores que o motiva;
- Aprofunda-se no ser, abisma-se no real;
- Globalizado autônomo por voltar-se sobre si mesmo;
- Não percetível pelos sentidos, transcende o concreto;
- Caráter essencialmente sintético, não particulariza o real.
Enviar um comentário
Enviar um comentário