A principal propriedade química da água é a salinidade, isto é, a quantidade de sais dissolvidos. Na realidade, a água do mar é umas soluções que contem 70 elementos químicos, constituída por um solvente (agua) e por vários solutos (sais). O soluto mais comum é o cloreto de sódio. Em média, cada quilo de água contem 965 gramas de água pura e 35 gramas devido a evaporação e a formação de gelo, ou um ligeiro decréscimo, graças a precipitação, a descarga fluvial e a fusão dos gelos.
Origem destes sais reside, por um lado, na erosão das rochas da crusta e, por outro lado, na libertação de substâncias pelas erupções vulcânicas, principalmente o vulcanismo submarino.
Com efeito, a temperatura das águas não é igual em todo o mundo. De uma maneira geral, as regiões mais afastadas do equador a apresentam a temperaturas mais baixas. No entanto, a latitude e não e único factor de variação. A profundidade e as correntes marítimas exercem grande influência também. Na globalidade, a medida que a profundidade aumenta, a temperatura das águas diminui, dada a menor absorção de radiação solar pelas águas profundas.
As regiões temperadas tem uma termoclima sazonal (no verão), enquanto as regiões polares não tem qualquer estratificação vertical de temperatura.
Em oceanologia, quando falamos de pressão, referimo-nos a pressão hidrostáticas, isto é, a pressão exercida apenas pela coluna de água acima de um dado nível (profundidade). Neste sentido, as áreas mais profundas apresentam maior pressa.
A densidade é um dos parâmetros mais importante no estudo da dinâmica dos oceanos.
A cor dos oceanos depende fundamentalmente da forma como os corpos absorvem e reflectem a luz solar e da quantidade de substâncias orgânicas e inorgânicas dissolvidas. As moléculas da água absorvem grande parte da banda do vermelho e verde do espectro solar que atravessa. A parte azul e reflectida, tornando-se mais visível.
Dinâmica das águas do mar
As aguas do mares e oceanos estão sujeitas a diversas movimentos, alguns dos quais ocorrem a superfície, sendo por isso mais facilmente perceptíveis, como e o caso das ondas e das mares. Outros movimentos ocorrem em profundidades, de que são exemplo as correntes marítimas, as quais apenas nos percebemos dos seus efeitos.
O movimento mais evidente na superfície do oceano é o das ondas. Trata-se de movimentos ondulatórios das partículas aquáticas, provocados pelo vento, por sismos ou por desabamento.
Em qualquer onda e possível distinguir crista (parte mais alto) e a cava (parte mais baixa). A partir destes dois elementos calcula-se a altura da onda (distancia vertical entre a crista e a cava) o comprimento da onda (distancia horizontal entre duas cristas ou cavas consecutivas).
Leia também sobre:
Enviar um comentário
Enviar um comentário