Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Questão Social: O que foi? Origem, desejos dos operários, revolução de 1848, soluções e Rerum Novarum

O que foi Questão Social
Questão Social pode ser defenda como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada monopolizadas por uma parte da sociedade.
Origem da Questão Social
Questão Social surgiu na Europa Ocidental do século XIX designado o fenómeno de pobreza crescente entre os membros da classe operária. Foi constituída em torno das transformações económicas, políticas e sociais ocorridas na Europa do Século XIX, devidas à industrialização.
Questão social foi um problema que surgiu entre capitalismo egoísta e o proletariado caracterizada pela situação miserável em se encontrava esta ultima classe, que originou ódio devido aos ingénuos contractos celebrados entre a classe trabalhadora e a classe burguesa nas fábricas.

Desejos dos operários
Perante a situação miserável em que os operários se encontravam, tomaram em consciência a sua lesão, propondo neste sentido
A classe proletária em nenhum momento pretendia direitos políticos, mas sim eles queria sair da miséria em que se encontravam, neste contexto, muitos pensadores começaram a olhar com grande interesse a situação do proletariado, sugerindo deste modo doutrinas que pudessem remediar ou solucionar o mal, que apoquentavam os operários.
Os operários desempregados, de então viviam nos arredores das fábricas, nos subúrbios das cidades, acampados em barracas de madeiras ou em velhas tendas de panos, que o vento numa das vezes desconjuntavas, para além de estes serem chamados como hordas dos novos bárbaros.
Em 1823, implantou se uma monarquia no mês de Julho, a dita monarquia de Julho, nunca deu ouvido as vozes desses bárbaros, durante os 18 anos, só em1841,que se decretou uma lei de caracter social que impedia o emprego de crianças com menos de oitoanos de idade, a qual não foi respeitada.

Revolução de 1848
Esta revolução foi essencialmente social, que juntou duas classes desfavorecidas com intenções antagónicas; a burguesia média e o proletariado; a primeira classe destas pretendia o sufrágio universal, ao passe que a segunda pretendia ver melhorada as condições económicas que se encontravam numa situação drástica; este movimento, ficou agudizada durante os dias 22 e 24 de Junho, o que levou a abstruirão do Paris por barricadas, onde participarão mais de cem mil operários, e como característica a revolta resultou em rios de sangue.
Soluções da Questão Social
Para se remediar ou solucionar se o mal que apoquentava os operários, alguns pensadores europeus, sugeriu soluções para a questão social. A primeira encontra- se no socialismo, que apresenta uma mística com Saint Simon ou Fourier, com Proudhon estabelece o postulado de que a propriedade e um roubo e exige- se a redistribuição da riqueza, Bakkonine, defendeu a solução anarquista, e Karl Marx, escreveu o capital, baseado numa concepção materialista da história, preconizando a solução de problema pela luta de classes.
No caracter religioso a igreja católica procura cumprir a sua missão espiritual, Lamennais, padre escritor religioso político, desenvolveu uma grande actividade a favor das classes desfavorecidas, associando se a este o Lacordaire eo León Harmel, na Suíça, realizaram- se jornadas católicas internacionais, que prepararam o clima param a encíclica do Leão XIII. Do movimento intelectual dos pensadores católicos que se debruçaram sobre os múltiplos problemas do mundo económico-social, surgiu a corrente de ideias designadas vulgarmente por catolicismo social.
A questão social, tem procurado desde o inicio as suas soluções sendo estas grandes preocupações dos sumos pontífices, a prova disso nota ‘se por alguns documentos que tiveram o carácter de uma doutrina social da igreja.
O Leão XII, publicou uma encíclica que ficou conhecida por Rerum Novarum, onde apresenta a doutrinação da igreja sobre a questão social.
A Rerum Novarum, é cronologicamente o primeiro dos grandes documentos pontifícios de doutrinação social, reconhece a existência dos conflitos sociais que tem várias causas como géneses logo apela uma urgência de ajudar os operários a saírem nesta situação inédita.

Soluções propostas por Rerum Novarum
A primeira encíclica da doutrina social religiosa propôs como sugestões solucionais da questão social, o seguinte
  • A contestação da doutrina socialista que preconizava a abolição da propriedade particular defendendo a sua colectividade. Afirmando o direito da propriedade particular;
  • Valorizava o contributo da igreja, do Estado e dos próprios interessados para a solução das dificuldades existentes;
  • A intervenção do Estado, exigida pelo bem comum, deve salvaguardar sempre os direitos sagrados na pessoa humana;
  • Reclamou se ainda para que os operários tenham o direito a associação.
O Leão XIII, na base desta encíclica, chamaram lhe de papa dos operários, por procurar resolver as discussões e dissidências entre os católicos quanto ao problema do comportamento que o estado devia ter perante a questão social.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades