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Técnica de avaliação Escolar

A verificação e a quantificação (avaliação) dos resultados de aprendizagem no início, durante e no final das unidades visam sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos para que continuem se dedicando aos estudos. Sendo uma das funções da avaliação determinar o quanto e em que nível de qualidade estão sendo atingidos os resultados. Durante o desenvolvimento da aula acompanha-se o rendimento dos alunos por meio de exercícios, estudos dirigidos, trabalhos em grupo, observação do comportamento, conversas, recordação da matéria, são aplicadas provas ou testes de aproveitamento.
Provas orais
  • Realizam-se na base do diálogo entre professor e o aluno, obedecendo os seguintes critérios:
  • Criar condições favoráveis para que os alunos se sintam à vontade;
  • Criar uma conversa amigável com o aluno para que este se sinta à vontade;
  • Feita a pergunta, deve-se dar tempo para que esta seja objecto de reflexão.
  • O professor deve fazer perguntas claras precisas, directas e formuladas de maneira pensada
Provas escritas
Estas provas podem ser usadas em qualquer nível, no início da aula seguinte para o professor certificar sobre o que o aluno aprendeu e então, saber que rumo dar aos trabalhos da nova aula. Se é para repetir, rectificar ou prosseguir, dependendo da situação vivida no momento quando ao saber, saber fazer e saber ser, estar nos alunos; por conseguinte, as provas escritas frequentemente utilizadas são: ACS, ACP, ACF e Exame Final, dependendo ainda delas a atribuição de notas ou classificação, quais vão determinar a aprovação e reprovação do aluno.
Provas práticas ou práticos-orais
Neste tipo de prova o aluno e posto diante duma situação problemática que há-de ser resolvido por uma realização material, um conhecimento de elementos visuais. Este tipo de provas é característico do Desenho Técnico. Alem de ajudarem no aperceber-se do conhecimento teórico demonstram habilidades, segurança e domínio de técnicas bem como o manejo dos instrumentos especializados. (Ex mapas tabelas etc.).
Finalidade dos resultados de avaliação
Os resultados de avaliação não e nem devem ser um fim em si mesmo porque são obtidos para o uso posterior. A utilização dos resultados deve ser para:
  • Análise do sistema interno educativo;
  • Orientação e aconselhamento dos alunos;
  • Selecção e modificação das metodologias;
  • Avaliação dos programas, previsão dos resultados futuros e na investigação;
  • Utilizar os resultados da avaliação para a melhoria da qualidade de ensino e sua adequação as condições e ritmo de aprendizagem dos alunos;
  • Identificar com base nos resultados de avaliação, os alunos e disciplina que registam mais dificuldades de aprendizagem.

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