Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


As diversas teorias sobre a expansão Bantu segundo Martin Hall

As diversas teorias sobre a expansão Bantu segundo Martin Hall
Sobre a origem e expansão Bantu, também foram realizados vários estudos e debates, apesar de no nosso país ainda subsistirem inúmeras regiões inexploradoras, isto é, que não sofrem nenhuma pesquisa arqueológica. 

Destacam-se as teorias de Martin Hall, grande estudioso e professor universitário, que sintetizou em três aspectos fundamentais das discussões de linguistas, arqueólogos e historiadores sobre a expansão Bantu.

1. A Primeira teoria: rácica 
Há quem defenda que a expansão Bantu se deveu a razões rácicas. Segundo estes defensores a imaginação para o Sul de África de uma nova raça que era tecnologicamente mais desenvolvida, provocou a absorção das demais raças e etnias. 

2. A segunda teoria: linguística 
Um segundo aspecto foi a questão das línguas africanas. Segundo Vansina, havia na raiz da expansão um povo ancestral que falava uma língua, o bantu. E o termo é aplicado de forma aleatória quer à raça quer à cultura, quer à própria língua. 

Outro dos dinamizadores desta teoria foi o linguista J. H. Greenberg. 

3. A Terceira Teoria: Domesticação de Fauna e Flora e Uso do Ferro 
Há cerca de 600 anos a. n. e. segundo Hall, a região do Sara começou com o processo da desertificação provocando profundas transformações nas relações entre a cobertura vegetal e o clima, influenciando mudanças na pastorícia e na agricultura. 

Esta situação obrigou as populações a moverem-se da região do deserto para as regiões de savanas mais a sul (região do Sahel). Esta mudança para a região da savana terá causado o processo de domesticação de sementes, como o sorghum. 

Surgia assim uma economia mista (agricultura, pastorícia e trabalho em ferro), que levava as comunidades a fixarem-se em períodos num determinada local, originando as diferentes especializações em ramos de produção, o aumento da produção e a necessidade de uma melhor organização da sociedade (maior controlo social e da sua reprodução). 

Nascia assim uma nova organização política e económica com tendências para a centralização do novo tipo de poder político emergente.

Palavras-chaves: teorias de expansão Bantu, Marin Hall, África, povos Bantu, primeiros povos, expansão Bantu, aulas de moz, aulas de moz, www.aulasdemoz.com

Artigos relacionados

2 comentários

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades