As diversas teorias sobre a expansão Bantu segundo Martin Hall
Sobre a origem e expansão Bantu, também foram realizados vários estudos e debates, apesar de no nosso país ainda subsistirem inúmeras regiões inexploradoras, isto é, que não sofrem nenhuma pesquisa arqueológica.
Destacam-se as teorias de Martin Hall, grande estudioso e professor universitário, que sintetizou em três aspectos fundamentais das discussões de linguistas, arqueólogos e historiadores sobre a expansão Bantu.
1. A Primeira teoria: rácica
Há quem defenda que a expansão Bantu se deveu a razões rácicas. Segundo estes defensores a imaginação para o Sul de África de uma nova raça que era tecnologicamente mais desenvolvida, provocou a absorção das demais raças e etnias.
2. A segunda teoria: linguística
Um segundo aspecto foi a questão das línguas africanas. Segundo Vansina, havia na raiz da expansão um povo ancestral que falava uma língua, o bantu. E o termo é aplicado de forma aleatória quer à raça quer à cultura, quer à própria língua.
Outro dos dinamizadores desta teoria foi o linguista J. H. Greenberg.
3. A Terceira Teoria: Domesticação de Fauna e Flora e Uso do Ferro
Há cerca de 600 anos a. n. e. segundo Hall, a região do Sara começou com o processo da desertificação provocando profundas transformações nas relações entre a cobertura vegetal e o clima, influenciando mudanças na pastorícia e na agricultura.
Esta situação obrigou as populações a moverem-se da região do deserto para as regiões de savanas mais a sul (região do Sahel). Esta mudança para a região da savana terá causado o processo de domesticação de sementes, como o sorghum.
Surgia assim uma economia mista (agricultura, pastorícia e trabalho em ferro), que levava as comunidades a fixarem-se em períodos num determinada local, originando as diferentes especializações em ramos de produção, o aumento da produção e a necessidade de uma melhor organização da sociedade (maior controlo social e da sua reprodução).
Nascia assim uma nova organização política e económica com tendências para a centralização do novo tipo de poder político emergente.
Palavras-chaves: teorias de expansão Bantu, Marin Hall, África, povos Bantu, primeiros povos, expansão Bantu, aulas de moz, aulas de moz, www.aulasdemoz.com
Seria mais eficaz se teve se um grupo do whatsapp de aulas de Moz..
ResponderEliminarSaudaçōes,meu Sapp 864711139
ResponderEliminar