Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Regiões de clima áridas e semi-áridas: características

Estas zonas onde a pluviosidade é muito fraca, com uma cobertura vegetal muito escassa e com amplitudes térmicas maiores durante o dia, neste local a meteorização química é pouco frequente por falta de água, mesmo chovendo em pequenas proporções a água evapora rapidamente desta maneira predomina a meteorização mecânica.

Termosclastia, haloclastia e crioclastia são os fenómenos que mais provocam a desagregação das rochas, porem o vento é o principal agente modelador do relevo. A sua acção é caracterizada por deflação, corrosão e acumulação resultando em varias formas de relevo que são denominadas dunas, regs, hamadas, rochas, cogumelos, inselbergs.


A grande amplitude térmica predominante nestas zonas é motivo para desagregação das rochas pelas temperaturas elevadas em regiões que a cobertura vegetal ocorre o chamado erosão eólica caracterizado pelo araste do material fragmentado pelo vento até depositá-lo a um lugar que chama deflação.
Nesta zona o vento é responsável pela erosão transportando o material deformando a rocha originando a estrutura de rocha designada cogumelo.

Nestes locais ocorrem também a abrasão um tipo de modificação do relevo que consiste no transporte do material fino em suspensão e depositados em zonas muito distantes, caso material seja pesado é arrastado junto do solo pelo processo salteação. Este material transportado pelo vento, no lugar da deposição forma dunas geso associadas em cordilheiras.

Nos desertos desprovidos da vegetação as enxurradas torrenciais ocorrem nas vertentes formando vales e a erosão hídrica é abundante ou acentuada, as águas arrastam e depositam-nos nas depressões formando lagos na época chuvosa e na época seca dá se fortes evaporações originando uma crosta salina chamada Sebkha.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades