Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Divisão e classificação das artes e significado e valores sociais da produção artística

Índice

Introdução. 1
Divisão e Classificação das Artes. 2
Definição. 2
Divisão e classificação das artes. 2
Artes Plásticas. 2
1. Tipos de Artes Plásticas. 3
2. Artes Visuais. 4
3. Artes Cênicas. 4
Significado e valores sociais da produção artística. 6
Conclusão. 9
Bibliografia. 10

Introdução

Existem várias definições da arte, onde neste trabalho por exemplo, a arte pode ser definida como fruto da criação do homem e de seus valores junto a sociedade. Dentro dela existem vários procedimentos e técnicas utilizadas para compor uma obra. Ela é uma necessidade que faz o homem se comunicar e refletir sobre as questões sociais e culturais dentro da sociedade.

Entretanto, as artes encontram-se divididas e classificadas em várias partes, assim como apresentam um significado e valores sociais da produção artística. Assim sendo neste trabalho visa-se abordar o tema que diz respeito a “Divisão e classificação das artes e significado e valores sociais da produção artística”.

Divisão e Classificação das Artes

Definição

Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.

A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. Ela pode estar representada de diversas maneiras, através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre outros. A arte é o reflexo da cultura e da história, considerando os valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia.

Desde a pré-história, na pintura rupestre, verificamos a necessidade do homem em representar a realidade sob a sua perspectiva e percepção. A arte evolui com o tempo e em cada época, de acordo com o contexto histórico, observa-se uma tendência a certo estilo. A arte pode ser também definida como algo inerente ao ser humano, feito por artistas a partir de um senso estético, com o objetivo de despertar e estimular o interesse da consciência de um ou mais espectadores, além de causar algum efeito. Cada expressão artística possui significado único e diferente.

Está interligada à estética pelo fato de ser potencial do homem de imprimir beleza ou se esforçar para materializar (ou imaterializar) algo que o inspira.

Divisão e classificação das artes

De acordo com o segmento, a arte pode ser classificada de várias maneiras: artes plásticas, artes cênicas, artes visuais, etc. Além disso, existem graduações específicas para que uma pessoa se especialize na área de sua escolha. Veja a definição de algumas:

Artes Plásticas

As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico. O surgimento das artes plásticas está directamente relacionado com a evolução da espécie humana. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças. Está relacionada a escultura, arquitetura, artes gráficas e o artesanato.

1. Tipos de Artes Plásticas


As artes plásticas, também referidas como belas-artes essão mais para uma classificação de alguns tipos de artes visuais, do que para uma forma específica e própria de arte. Normalmente, artes plásticas se referem a expressões artísticas que utilizam-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma nova concepção estética e a visão poética do artista plástico. Os artistas, principalmente os contemporâneos, sempre sentem uma necessidade de expressão artística que acaba se revelando na utilização de novos meios de expressão. Portanto, é nas artes plásticas que encontramos a van-guarda artística e o uso pioneiro de novos meios e materiais, bem como, novos padrões estéticos.
Num sentido mais restrito, as artes plásticas são aquelas artes visuais que envolvem a utilização de materiais como a argila ou gesso e que podem ser moldados, geralmente em três dimensões. Mas num sentido mais amplo, as principais formas contemporâneas de artes plásticas são:
  • Arquitetura
  • Cerâmica
  • Colagem
  • Arte Conceitual
  • Desenho
  • Arte em vidro Metalurgia
  • Mosaico
  • Pintura
  • Arte em papel, Cartonagem
  • Arte em plásticos
  • Gravura
  • Escultura
  • Artes Têxteis
  • Soldagem
  • Carpintaria

2. Artes Visuais

É a classificação dada para todos os tipos de arte que retratam a realidade ou a imaginação e que tem a visão como um dos principais recursos para estudo. Envolve áreas como a pintura, cinema, decoração, jogos, etc. As Artes Visuais são as formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura. Muitas disciplinas artísticas (artes cênicas, arte conceitual, artes têxteis) envolvem aspectos das artes visuais, bem como artes de outros tipos. Também incluído no campo das artes visuais são as artes aplicadas tais como desenho industrial, desenho gráfico, design de moda, design de interiores e arte decorativa.

As artes visuais são uma classe de formas de arte, incluindo pintura, escultura, fotografia, gravura e outros, que incidem sobre a criação de obras que são principalmente visuais na natureza. Artes visuais que produzem objetos tridimensionais, como escultura e arquitetura, são tratados em artes plásticas. O uso decorrente de artes visuais inclui artes plásticas, indústria e sociedade ou também artesanato, e isso ocorre desde a Revolução Industrial.


3. Artes Cênicas

São os estudos de todas as formas de expressão realizadas através da dança, do teatro ou da música.

As artes cénicas ou cênicas, chamadas ainda de artes performativas são todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um Espectador público. Muitas vezes estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas. Assim podemos dizer também que este palco pode ser improvisado. Ou seja o palco é qualquer local onde ocorre uma apresentação cênica. Podemos destacar as seguintes classes:
  • Teatro;
  • Ópera;
  • Dança;
  • Circo;
  • Comédia;
Segundo autores como Hegel e Ricciotto Canudo (que considerou o cinema como 7ª arte através do Manifesto das Sete Artes e Estética da Sétima Arte, em 1912, teóricos e críticos de arte, há uma lista numerada do que pode ser considerado arte nos dias atuais, principalmente com o advento da tecnologia:
1. Música: é um tipo de arte que se baseia em sons e ritmos de acordo com determinado período de tempo;
2. Dança/Coreografia: a dança está classificada dentro das artes cênicas, e é uma forma de movimento que se realiza com o corpo baseado ou não em uma coreografia (arte de criar roteiros/trilhas de movimentos para realizar uma dança);
3. Pintura: está relacionada a cor e suas variações, bem como a forma com que o artísta a utiliza em uma superfície;
4. Escultura: é uma forma de arte em que há a criação de imagens plásticas em relevo utilizando vários tipos de materiais (bronze, mármore, argila, madeira, etc.);
5. Teatro: é um tipo de arte em que um ou mais atores encenam uma determinada história ou situação em local específico (anfiteatros, praças, ruas, etc.);
6. Literatura: é uma arte que utiliza a palavra para criação de histórias ou poesias de acordo com técnicas específicas;
7. Cinema: é uma arte e técnica criada para a reprodução de imagens com movimento em uma tela;
8. Fotografia: se baseia em imagens e técnicas para capturar paisagens e seus diversos momentos;
9. Histórias em Quadrinhos: forma de arte que utiliza a cor, a palavra e imagem para narrar uma história;
10. Jogos de Computador e de Vídeo: constitui na criação de jogos que podem ser reproduzidos por meio de uma aparelho eletrônico com imagens, cores e sons que fazem com que o jogador interaja com ele;
11. Arte digital: é a arte produzida por meio de programas de computador relacionados às artes gráficas, que possibilitam criações em 3D e 2D.

Significado e valores sociais da produção artística

Ao contemplar uma pintura de uma garça um monge chinês reagiu com a seguinte frase: “clareando-se a água vêem-se os peixes”. Ao dizer isso, o monge abstraiu uma imagem que, para o ocidental não tem grande significado, mas, para o oriental, representa, com toda a grandeza de sua simplicidade, a síntese de uma existência. Provavelmente, um cidadão ocidental, diria algo como “que lindo”, “que perfeição”, “que bonitinha” a um quadro de uma garça pendurado em uma sala qualquer.

Essa enorme diferença na relação com o objeto é resultado da singularidade do fato artístico, um processo que vai desde o pensar, o optar, o fazer até o fruir. Não se extingue ao término de sua produção, muito ao contrário, prolonga-se em direção à alma humana.

A produção artística é uma enorme reflexão pessoal e espontânea que se manifesta através de uma visão totalizadora e dedutiva do mundo. O artista, quando cria, não se deixa possuir pela emoção, ao contrário, doma-a. E, ao escolher o tema, reflete não só aspirações pessoais, mas também as condições sociais e a consciência histórica prevalecente. E isto vale para o artista e para o público. Por isso mesmo, cada povo elabora o seu conceito de arte.

A arte é condicionada pelo seu tempo e representa a humanidade em consonância com as ideias e aspirações de uma situação histórica particular. De mágica, a arte se transformou em clarificadora das relações sociais, em catalisadora do reconhecimento e da transformação da realidade social. Talvez seja essa atitude, que surge de dentro do momento histórico, e que procura constância no desenvolvimento da arte, a ponte de ligação entre o indivíduo isolado e uma experiência plena. O autor, ao criar sua obra, busca refundir-se num espírito coletivo fraudado pela individualidade, com todas as suas limitações, numa busca incessante de absorver o mundo circundante, apoderando-se de experiências alheias que potencialmente lhe concernem ao mesmo tempo em que procura tornar social a sua individualidade: reflete a infinita capacidade humana para a associação e para a circulação de ideias.

Para o fruidor a arte propícia a oportunidade de perceber um mundo geralmente negligenciado, constituindo-se como fonte de conhecimento e de prazer. Sentir é a nossa primeira impressão do mundo, até então sincrética e pura. Aos poucos, vai se transformando em condicionamento e o fruidor começa a acumular padrões estabelecidos. A experiência estética, vivenciada em sua plenitude, revela distanciamento do objeto, propiciando manifestações emocionais inusitadas e impessoais.

A produção artística atua também, e em grande escala, na formação do indivíduo, tanto pela própria experiência da fruição como pelo treino no uso da linguagem não-verbal. Atua no relaxamento da tensão e no alívio da excitação emocional e promove o desenvolvimento da sensibilidade de captação dos sentimentos de comunidade humana. A relação com a arte promove uma forma holística de se relacionar com os fatos, uma condição de vivência que gera respostas mais práticas e rápidas. Por isso mesmo a arte constitui-se num recurso pedagógico de grande valor, pois desenvolve um sentido de percepção geral, concentração, reflexão e expressão, e dá ao indivíduo oportunidade de manifestar suas inquietações e elaborar seus sentimentos.

No fundo, a arte significa a vida. As diferenciações disciplinares, didáticas, entre os campos das artes não se manifestam naquilo que a arte traz de suas regiões mais abissais: a expressão do sentimento. Algo que língua nenhuma pode traduzir, apenas classificar. Algo que trazemos dentro de nós mesmos e que se liga ao coração da existência, à harmonia buscada em todas as formas de vida. Todas as manifestações artísticas se inter-relacionam justamente porque estão ligadas por esse fio invisível. Na prática, para um músico como eu, curioso sobre todas as variedades de “artes”, a interdisciplinaridade é importante, pois cada forma de expressar traduz a mesma relação existencial e, de maneira tranquila e profunda, a mesma busca de cada artista: a (des) integração universal.

Conclusão

Terminado trabalho, pôde se concluir que a arte apresenta-se através de diversas formas como, a plástica, música, escultura, cinema, teatro, dança, arquitetura etc. Existem várias expressões que servem para descrever diferentes manifestações de arte, por exemplo: artes plásticas, artes cênicas, arte gráfica, artes visuais, etc.

No que tange ao significado e valores sociais da produção artística constatou-se que as obras de arte retratam a vida quotidiana de unia sociedade. Por esta razão, em parte, as obras de arte não podem pretender representar o universal, porque constituem urna expressão da visão do mundo do artista. Coim a arte representa a percepção do artista do mundo em que vive, torna-se a janela através da qual a sociedade nela se revê. Ou seja, a sociedade espelha-se nas obras de arte, porque estas são a sua representação.
Nem toda a gente tem a capacidade de fazer unia leitura crítica da sociedade Ou de ter um olhar antecipado da realidade e o artista pode representar a sociedade de forma crítica. Este poderá igualmente intuir o que poderá vir a ser a sociedade futura.

Bibliografia

  • EAGLETON, Terry. A função da crítica. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
  • MARQUES, Reinaldo; VILELA, Lúcia (orgs.). Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora UFMG/Abralic, 2002.
  • PATIÑO, Roxana. América Latina: literatura e crítica em revista(s). In: MARQUES, Reinaldo; SOUZA, Eneida Maria de. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009. p. 456-469.
  • YÚDICE, George. A conveniência da cultura. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Trad. Marie-Anne Kremer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. p. 25- 64.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades