Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Regiões frias ou polares: características

Devido a predominância do gelo e de neve e em algumas zonas temperadas com altitudes elevadas com neve e nas regiões intertropicais com altitudes elevadas, devido a temperaturas muito baixas, o gelo acumulado forma grandes blocos de gelo denominados glaciares. Esses glaciares, nas zonas mais altas deslocam se do topo para a base em forma de rio, esta pedra de neve em gelo, quando atinge o oceano flutua e quando atinge a área com temperaturas elevadas funde-se.
+++
Este deslocamento arrasta consigo detritos de material rochoso que depois são depositados nas zonas baixas, provocando desta forma a erosão das rochas. Esta erosão após sua retirada mostra vários tipos de relevo, como é o caso de vales em forma de V ou U, e que depois da fusão do gelo com a terra resultam em lagos ou forma lagos e se os blocos arrastados são maiores, formam os designados blocos erráticos. Em zonas frias próximos dos mares esses blocos formam os fiordes que são vales enchidos de água do mar que ajudam no abrigo de barcos servindo de uma boa comunicação. Segundo Nanjolo, o exemplo é o caso da região dos grandes lagos no norte da América e fiordes do norte da Europa.
O gelo que fica a flutuar no mar é designado de icebergue. Esta forma de relevo tem grande importância devido a sua facilidade na comunicação marítima e na montagem de barragens hidroeléctricas assim como para o turismo.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades