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Teoria Comportamental da Administração

Segundo SIMON (1947), teoria comportamental de administração é uma teoria aplicada à administração de empresas.
A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, é caracterizada por ser decorrência da teoria das relações humanas. Sua ênfase se encontra no comportamento humano, porem, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a pessoa diante das organizações.
A teoria behaviorista da administração como o behaviorismo que se desenvolveu na psicologia, apesar de serem semelhantes, essas duas concepções diferem muito quanto ao tratamento do problema comportamentais. O homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vão alem do objectivo apenas financeiro. Passa a ser visto também como um animal dotado de sistema psíquico.
O homem passa a ser interpretado como um ser passivo de aprender e mudar suas atitudes. Suas características são:
A ênfase nas pessoas;
  • Preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho);
  • Estudo do comportamento humano (motivação humana). Seu ponto critico é a relatividade.

Origens da Teoria Comportamental
As experiencias que deram base a teoria comportamental surgiram ainda na teoria das relações humanas, com Lewin.
Porem a teoria comportamental veio como uma critica tanto à teoria clássica, que dá muita ênfase nas tarefas, como as teorias das relações humanas, que dão muita ênfase nas pessoas. A teoria mostra-se completamente oposta as prescrições ingénuas e românticas da teoria humanística.
A teoria behaviorista tem grande importância na teoria das organizações, pois se percebe que ela rompe com os enfoques antigos da escola clássica e da teoria das relações humanísticas.
Novas Proposições Sobre a Motivação Humana
Comportamento, conforme CHIAVENATO, significa a maneira pela qual um individuo  ou uma organização age em suas interacções com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe. Procurando entender o comportamento organizacional, a teoria comportamental tem como base o comportamento individual. Os behavioristas acreditavam que apartir do momento que se toma conhecimento das necessidades humanas, que vai melhorar a qualidade do trabalho.
Hierarquia das Necessidades de Maslow
A teoria de Maslow parte do principio de que a motivação surge de um conjunto de necessidade que estão disputas na forma de uma herarquia que pode ser visualizada como uma pirâmide.
Maslow realça que as necessidades fisiológicas estão no primeiro nível da pirâmide e Constituem alimentação, o sono e o repouso, o desejo sexual, que são as prioridades. Em seguida vem a necessidade que constitui o segundo nível. Estes dois primeiros níveis constituem as  necessidades primarias. As necessidades especiais como a procura de associação, participação, aceitação, amor, encontram-se no terceiro nível. Chiavenato, afirma que  a teoria de Maslow é muito utilizada como referencia para os administradores.

Teoria de Herzberg
O comportamento humano poderia ser explicado por dois factores independentes descritos a seguir:
Factores higiénicos ou extrínsecos- aqueles que se localizam no ambiente em torno das pessoas e abrangem as condições das quais desempenham seu trabalho e quando são péssimos ou precários, eles provocam a insatisfação dos empregados.
Factores motivacionais ou intrínsecos - são os factores relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que o trabalhador executa o seu típico dia de trabalho. O impacto dos factores motivacionais sobre o comportamento das pessoas é muito profundo e estável, pois quando são óptimos provocam a satisfação, mas quando são precários não alcanção.  O trabalhador continuar sempre motivado, é necessário o enriquecimento do cargo ou tarefas.

Estilos de Administração
Os estilos da administração dependem fortemente da ideia de natureza humana que os administradores utilizam dentro  das empresas . McGregor  distingue duas concepções antagónicas de administrar que são típicas da visão genencial: a teoria tradicional (X) e a teoria moderna (Y). Para teoria X, o homem é um preguiçoso por natureza, ele só trabalha pelo factor económico.
Assim, a administração se caracteriza da seguinte forma:  A administração é responsável pela organização dos recursos da empresa, sendo dinheiro, materiais, equipamentos e pessoas , visando apenas os fins económicos.
A teoria Y pode ser sintetizada da seguinte forma:
  • Homem não tem o desprazer de trabalhar;
  • As pessoas não são, de forma inerente, resistentes as necessidades das organizações;
  • O homem possui motivações básicas e tem potencial de desenvolvimento, capacidade para a solução de problemas, não estando ligados apenas aos fins económicos.

A administração é vista como um importante meio de criar condições para que as pessoas desenvolvam suas competências e atinjam os objectivos individuas e organizacionais. Essa teoria visa reorganizar os cargos, procurando amplia-los a partir da extinção de actividades acabando com a super especialização das tarefas.

Sistema de administração de Likert
Likert  propõe um esquema em que 4 variáveis são consideradas: processo decisório, sistema de comunicação, relacionamento inter-pessoal e sistema de recompensa.
  • Autoritário coercitivo: neste esquema Likert retrata um sistema administrativo que controla de forma muito rígida todos acontecimentos da empresa;
  • Autoritário benevolente: este é menos rígido em relação ao sistema 1, aqui há um acréscimo pequeno de confiança nas pessoas promovendo um relacionamento interpessoal;
  • Consultivo: este sistema representa um grande avanço para o lado participativo que é um ultimo sistema, aqui a confiança é mais elevada o que faz a empresa criar mais sistemas para facilitar, relativamente, a comunicação.
  • Este ultimo sistema caracteriza-se por ser o mais democrático e aberto. O ambiente é de completa confiança, com participação e envolvimento grupal.

 Processo Decisórias
A teoria comportamental percebe a organização como um sistema de decisões em que cada membro participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais a respeito de alternativas racionais do comportamento.
As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Englobando assim seis elementos enumerados como referi CHIAVENATO (2002), que são: Tomador de decisão, Objectivos, Preferências, Estratégias, Situação e Resultado.

Comportamento Organizacional
É o estudo de funcionamento e estrutura das organizações, sendo estudado o comportamento dos grupos e indivíduos e, caracterizado como uma ciência interdisciplinar.

Relação de Intercâmbio
Parte do pressuposto de que um individuo ao ingressar numa organização, espera que suas satisfações pessoais sejam maiores que os seus esforços pessoais. Desta feita a organização mantém esse individuo ao perceber os benefícios de mantê-los como maior que os custos de mantê-los na organização.

Incentivos à Cooperação
CHIAVENATO, entende que o intuito de manter o clima de harmonia e cooperação dentro da organização, os funcionários costumam receber incentivos. Para que eles ajudem a organização a atingir seus objectivos, é necessário que os funcionários percebam que estes estímulos são vantajosos a ponto de compensar o esforços extra e estão relacionados aos objectivos que devem ser atingidos.

Apreciação Critica
No entender de CHIAVENATO, os behavioristas falharam ao dividir as pessoas em racionais e não racionais, etc. Para Earley os administradores, cada vez mais, procuram novos meios para ter lucros e redução de custos.
A subjectividade nas decisões individuais, segundo Thomas é decorrente de factores como: Racionalidade limitada, Imperfeição das decisões, Relatividade das decisões, Hierarquização das decisões, Racionalidade administrativa e Influencia organizacional.

Homem Administrativo
O comportamento administrativo é “satisfaciente” e não optimizaste, pois o homem administrativo toma decisões sem poder procurar todas as alternativas possíveis: não procura o máximo lucro, mas o lucro adequado. Contudo, os behavioristas acreditam haver um conflito entre os objectivos individuais e organizacionais que só podem ser resolvidos pó mudança no comportamento e na estrutura organizacional.

Bibliografia
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Elsevier, Rio    de Janeiro, 2003.MOTTA, Fernando C. P. Teoria Geral da Administração. São Paulo, Pioneiro,1991.http://pt.wikipedia.org/w/index.phptitle=Teoria_comportamental_da_administração&oldid=32947795
Aulas de Moz
www.aulasdemoz.com

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