Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Factores económicos da distribuição da população

Factores económicos da distribuição da população
Indústria 
A implantação de uma indústria num determinado espaço geográfico, atrai outras actividades de apoio a esta, tais como o comércio, os organismos financeiros, as repartições públicas, os serviços básicos de saúde, a educação, o abastecimento de água e energia, entre outras. Estas actividades exigem mão-de-obra para o seu funcionamento, o que tem como consequência a concentração populacional em volta destas indústrias, bem como outros serviços socioeconómicos. 

É o que justifica, por exemplo, a elevada densidade demográfica do Nordeste dos Estados Unidos da América, da região alemã do Ruhr e Norte de Itália. O mesmo acontece para a cidade da Matola, na província de Maputo, que foi concebida para função exclusivamente industrial, mas que fez com que muitas pessoas aí se fixassem com o intuito de se empregarem na indústria ou noutros serviços Contíguos. 

Transportes e vias de comunicação 
Os transportes e as vias de comunicação desempenham um papel fundamental na distribuição espacial da população, urna vez que exercem um forte poder atractivo para as diferentes actividades económicas, particularmente a indústria e o comércio, devido à acessibilidade, mobilidade e facilidade de comunicação. 

O litoral desde há muito exerceu forte influência na fixação do Homem, sobretudo pelos recursos do mar e dos rios navegáveis mas também pela facilidade que as águas do mar oferecem para as comunicações internas e externas no desenvolvimento de actividades comerciais. 
Por razões análogas, a população tende a concentrar-se junto das estradas principais e vias-férreas. Na ex-União Soviética, a construção da grande via-férrea transiberiana permitiu o descongestionamento demográfico no extremo ocidental do país pela fixação de enormes massas populacionais ao longo do seu trajecto para Oriente e que deu lugar a numerosas cidades industriais. 

Cidades
Desde sempre o meio urbano, particularmente as cidades, desempenhou um factor atractivo para a fixação de populações rurais, na medida em que estas oferecem um leque de condições que permitem o desenvolvimento socioeconómico, pois a cidade oferece-se como um local de oportunidades. Nalgumas vezes, esse preconceito torna-se abstracto, visto que estas não conseguem oferecer satisfatoriamente os serviços sociais (saúde, educação, transporte, água, habitação, entre outros) e absorver a maior parte dos seus imigrantes, existindo assim mão-de-obra excedentária. 

Assiste-se actualmente a uma tendência de crescimento da urbanização, em especial nos Países em Vias de Desenvolvimento (PVD), como resultado do êxodo rural e pela necessidade de melhorar o bem-estar nos centros urbanos. É dentro desta visão que Antunes afirma que: «Lá para meados do próximo século [séc. XXI], mais de metade da população mundial viverá em cidades, O mundo está a tornar-se progressivamente mais urbano».

Palavras-chaves: Distribuição da população mundial, razões, causas da distribuição da população, factores industriais, vias de comunicação, aulas de moz, aulasdemoz, www.aulasdemoz.com

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades