Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


A Independência de Malawi


Introdução

A conquista da independência de Malawi ocorreu enquanto os três territórios que constituem a Federação da Rodésia e Niassalândia seguiam caminhos diferentes até a proclamação das suas independências. O estabelecimento de uma democracia multirracial era quase impossível, mesmo até no seio dos partidos políticos. Entretanto, este trabalho visa resumir de uma forma inteligente e compreensível “Os Caminhos que o Malawi Rumo a Sua Independência”.

A Independência de Malawi
O processo de independência do Malawi iniciou-se com a ação, dentro da federação, de organizações de caráter político como o Congresso Nacional africano da Niassalândia, fundado em 1944 e considerado pelas entidades oficiais como o embrião de um partido constituído por agitadores ressentidos.
Desde cedo, o Congresso Nacional africano opôs-se energicamente à Federação e teve uma forte influência nos conselhos indígenas. O ANC recusou-se pra participar nas eleições de 1954 para o conselho legislativo na Niassalândia. Porém, tendo alguns africanos participado nas eleições, foram considerados e responsáveis e traidores e foram expulsos do congresso. Foi neste clima de agitação que surgiu, em 1958, a figura do Dr. Hastings Kamuzu Banda.
Com a proibição das atividades políticas do ANC nesse mesmo ano, o advogado Dr. O. Chirwa criou o congresso do Malawi (malawi congress party - MCP), que só esperava a libertação do Dr. Banda. Saído da prisão, este mudou radicalmente as formas de luta e levou o seu partido a participar nas eleições para o conselho legislativo de 1960, nas quais conquistou a maioria dos lugares. Este facto deu-lhe forças para iniciar conversações com o governo de Londres. Ao chegar a Londres para conversação Banda Afirmou:

" Venho para receber. Para receber aquilo que é meu por direito do voto e pelas provas que demos do poder."

Em novembro de 1962, o governo britânico aceitou conceder a Niassalândia autonomia a partir do ano seguinte, o que marcou o fim da federação, em 31 de dezembro de 1963. O Malawi tornou-se um membro inteiramente independente da Commonwealth 6 de junho de 1964, Hastings Kamuzu Banda como seu primeiro-ministro.
Dois anos mais tarde, o Malawi tornou-se um estado de partido único governado ele MCP e tendo como presidente eleito Banda. Em 1971, Banda foi reeleito como presidente vitalício, cargo que ocupou até 1993, quando, em resultado de um referendo, o Malawi se tornou uma democracia multipartidária.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades