Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Orgãos de Sentido: Visão; Audição; Olfato; Paladar; e Tacto

1. Introdução
No presente trabalho tem como objectivo apontar alguns conceitos, ilustrando de forma ordenada e clara, ressaltando cada órgão dos sentidos e sua real função.
Os sentidos são os meios pelos quais o nosso corpo se localiza e se situa no ambiente, recebendo informações através de diferentes estímulos e processando۔os no cérebro para a tomada de decisões. Essas informações podem ser percebidas através dos cinco sentidos destintos que sãoː visão, audição, paladar, tato e olfato.

2. Órgãos dos Sentidos
É um conjunto de órgãos receptores externos de estímulos sensoriais. As suas funções são transformar os estímulos (luz, som, calor, pressão e sabor) em impulsos nervosos onde esses percorrem as células nervosas até ao centro nervoso, o cérebro (receptor interno). O cérebro traduz, interpreta e transforma os impulsos nervosos em sensações de quente, frio, de sabores, de cheiros, de sons, de percepção de luminosidade (claro ou escuro) ou distinção de cores.

3. Receptores Sensoriais
Essa capacidade de perceber o meio é possível graças a presença de receptores sensoriais, que captam os estímulos e transformam۔nos em impulsos nervosos. Estes são interpretados em centros específicos de sistema nervoso, que produzira respostas adequadas a aquele estímulo. Esses receptores estão localizados nos chamados órgãos dos sentidos. 
Os receptores sensoriais podem ser classificados a partir do estímulo que são capazes de perceber.

3.1. Os Principais Receptores
Os principais receptores são:
Exteroceptoresː respondem a estímulos externos, originados fora do organismo. 
Proprioceptoresː os receptores proprioceptivos encontram se no esqueleto e nas inserções tendinosas, nos músculos esqueléticos (formado fezes nervosos que envolvem as fibras musculares) ou no aparelho vestibular de orelha interna. Detetam a posição do individuo no espaço, assim como o movimento, atenção e o estiramento muscular.
Interoceptoresː os receptores interoceptivos respondem a estímulos viscerais ou outras sensações como sede e fome.
Em geral, os receptores sensitivos podem ser simples, com uma ramificação nervosa, mais complexos, formados por elementos nervosos interconectados ou órgãos complexos, providos de sofisticados sistemas funcionais.
Desta maneiraː
  • Pelo tato ‒ sentimos o frio, o calor, a pressão atmosférica, etc.;
  • Pela gustação ou paladar ‒ identificamos os sabores;
  • Pelo olfato ‒ sentimos o odor ou cheiro;
  • Pela audição ‒ captamos os sons;
  • Pela visão ‒ observamos as cores, as formas, os contornos, etc. 

Portanto em nosso corpo os órgãos dos sentidos estão encarregados de receber estímulos externos. 

Estes órgãos sãoː
  • A pele ‒ para o tato;
  • A língua ‒ para a gustação ou paladar;
  • As fossas nasais ‒ para o olfato;
  • Os ouvidos ‒ para audição;
  • Os olhos ‒ para a visão.


4. Os sentidos
4.1. Visão
 É a capacidade de visualizar objecto e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que esta faça o reconhecimento e interpretação.
Sentido relacionado com a captação de luz e a formação de imagens. Os receptores sensoriais desse sentido estão localizados nos olhos, mais precisamente na retina,
Os receptores sensoriais da visão que são fotorreceptores são chamados de cones e bastonetes.

4.2. Audição
É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, musicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e envia para que o cérebro faca interpretações daquele som. Os receptores sensoriais desse sentido estão localizados em uma religião da orelha denominada de cóclea. Esses receptores são do tipo mecanorreceptores.

4.3. Olfato
É um sentido relacionado com a capacidade de sentir o cheiro das coisas. Nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados aio cérebro que efectuam a interpretação. É responsável por captar partículas químicas presentes no ar.
Os receptores sensoriais relacionados com esse sentido estão localizados no epitélio olfatório, localizado no alto da cavidade nasal, e são quimiorreceptores.  

4.4. Paladar ou gustação
Este sentido tem a capacidade de permitir ao ser humano sentir o gosto, sabor dos alimentos e bebidas. Na superfície da nossa língua existem milhares de papilas gustativas, distribuídas por toda língua palato, faringe, epiglotes e laringe.
São eles que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões neurónios. O paladar e o olfato trabalham juntos na percepção dos sabores.
4.5. Tato
É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contacto com a pele. Abaixo da pele humana existem neurónios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, em uma reacção pode ser tomada de acorda com a necessidade ou vontade. É também um sentido responsável por permitir a percepção de texturas, dor, temperatura e pressão. Os receptores relacionados com esse sentido são do tipo mecanorreceptores e estão presentes em toda a pele, muscosa e algumas vísceras.
5. Conclusão
De uma forma clara e objectiva, podemos afirmar que os órgão de sentido têm as funções de transformar os estímulos (luz, som, calor, pressão, sabor) em impulsos nervosos, onde esses percorrem as células nervosas até o centro nervoso, o cérebro (receptor interno). O cérebro traduz, interpreta e transforma os impulsos nervosos em sensações de quente, frio, de sabores, de cheiros, de sons, de percepção de luminosidade (claro ou escuro) ou de distinção de cores.
Portanto, é insaciável o conhecimento da sua importância. Através dos órgãos dos sentidos o ser humano conhece os objetos e pessoas que o cercam. Eles nos garantem a percepção do ambiente em que estamos inseridos, reconhecendo tudo que está ao nosso redor, identificando se algo oferece ou não perigo à nossa sobrevivência.

6. Bibliografia
CRUZ, Daniel. O corpo Humano, São Paulo, Ed. Ática, 2000.
BARROS, Carlos, PAULINO, Wilson R. O corpo humano, São Paulo, Ed. Ática 2000.
FONTE DAS IMAGENS: www.escolademoz.blogspot.com 

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades