Introdução
A sociedade feudal é aquela que se formou durante o feudalismo na Idade Média europeia. Tem como origem, portanto, a mistura de elementos do Império Romano e dos povos germânicos invasores. Esta sociedade tinha como ponto principal de organização o feudo (principal unidade de produção e organização territorial da Idade Média). Por outro lado, nas abordagens teóricas sobre a concepção da origem Estado, descrevem-se os primeiros estados moçambicanos por exemplo, a penetração mercantil estrangeira, onde tange-se os estados de Zimbabwe, Nwenemutapa, Marave, que colidem com o ciclo do ouro, do marfim e dos escravos.
Formação do Feudalismo
O feudalismo começou a se formar na Europa a partir do século V com a invasão dos povos germânicos no Império Romano. A formação do feudalismo foi favorecida por várias condições presentes no continente europeu. (BLOCH, 1982)
Entre estas principais condições, podemos citar:
• Desagregação política, económica e social do Império Romano do Ocidente com a invasão dos povos germânicos;
• Criação de vários reinos germânicos (francos, visigodos, burgúndios, anglo-saxões);
• Êxodo urbano: com as invasões e a insegurança, muitas pessoas saíram das cidades e foram morar no interior;
• Enfraquecimento do comércio
• Diminuição das actividades económicas, sociais e culturais realizadas nas cidades.
Características da Sociedade feudal, segundo (BLOCH, 1982)
• A sociedade feudal era hierarquizada e estamental. Hierarquizada, pois era muito difícil para uma pessoa passar de uma posição social para outra. Estamental, pois cada pessoa assumia um papel muito bem definido na sociedade, geralmente de acordo com o grupo em que nasceu.
• Este modelo de organização social durante o feudalismo recebeu total defesa da Igreja. Esta defendia a ideia de que Deus definia a condição em que a pessoa veio ao mundo, cabendo a esta se manter naquele nível social sem questionar.
• A posição e o status social de uma pessoa eram determinados pelo nascimento e pela posse de propriedades, principalmente terras.
• Havia uma grande disparidade de renda entre a camada dos mais ricos (senhores feudais e nobres) e os mais pobres (servos camponeses). Portanto, a sociedade feudal era marcada por forte desigualdade social.
Ordens sociais (camadas da sociedade) e suas funções:
Clero
Esta ordem social era composta pelos integrantes da Igreja Católica (padres, bispos, monges, abades e papa). Cabia ao clero, na sociedade feudal, cuidar da vida espiritual de toda sociedade. Embora a função desta ordem fosse rezar, exercia influência política, moral e psicológica na sociedade. (BLOCH, 1982)
Nobres (guerreiros)
Ordem composta por senhores feudais e cavaleiros (guerreiros). A função dos integrantes desta ordem era garantir a protecção da sociedade, utilizando de recursos militares. Concentravam poder em função da propriedade de terras, além de exercer o controle da justiça (no caso dos senhores feudais). Moravam em castelos, com suas famílias, que eram verdadeiras fortalezas militares. (BLOCH, 1982)
Camponeses (servos)
Estavam presos às terras dos senhores feudais, através de obrigações em forma de prestações de serviços e de pagamentos de impostos e taxas. Compunham a grande maioria da população feudal. Dificilmente um servo tinha condição de sair de sua condição de vida. Eram os que trabalhavam de fato, para sustentar as outras duas ordens, pois os integrantes do clero e os nobres não pagavam impostos. (BLOCH, 1982)
Bibliografia
• BLOCH, Marc, A Sociedade Feudal, ed. 70, Lisboa, Editions Albin Michel, Paris, 1982
• NHAPULO, Telésfero de Jesus, História 12ª classe, Plural Editores, Maputo, 2013
www.aulasdemoz.com
Enviar um comentário
Enviar um comentário