Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


A Formação do Estado De Gaza - História de Moz /15

Estes três Estados procuraram, cada um por si, conquistar todos os pequenos grupos que os rodeavam. Em seguida, surgiu uma grande rivalidade entre eles, que deu origem a uma guerra. Cada um queria conquistar e dominar os ou tros, para obter o monopólio do rico comércio com a baía do Maputo. 

Tchaka. era o mais poderoso. Em 1818, as suas tropas derrotaram Zwide, chefe dos Nduandue, na batalha do rio Malhasse. 

Um dos chefes dos Nduandue, que combatia ao lado de Zwide, era Shochangane, que conseguiu retirar com o seu exército. Atravessou os Libombos e fixou-se primeiro nas proximidades da baia do Maputo. Mais tarde atravessou o Limpopo e, depois de submeter as populações até quase ao Zambeze, funda o Estado de Gaza. 

Shochangane, também conhecido por Manicusse, chegou ao sul de Moçambique, onde se encontravam os Ronga. 

A falta de unidade entre os vários clãs dos Ronga, permitiu que os Nguni os derrotassem e dominassem. Apoderaram-se assim do comércio com os portugueses. Todos os comerciantes que se encontravam na sua terra, eram obrigados a pagar tributos aos Nguni.Shochangane formou assim um grande Estado, que ia do Maputo até ao rio Zambeze, que se chamou o Estado de Gaza. 

Shochangane morreu em Outubro de 1858. Depois da sua morte, uma terrível guerra atingiu o Estado de Gaza. Os seus dois filhos. Muzila e Maueua, queriam ambos o poder, acabando por se lançarem numa luta fratricida. 

Embora Muzila fosse mais velho, Maueua era o preferido do pai, que o escolhera para sucessor. 

Muzila, despeitado, retirou-se primeiro para Macaringue e depois para o Transvaal. Entretanto Maueua revelou-se um mau chefe. oprimindo as populações que governava e que se revoltaram, dando apoio a Muzila. 

Na primeira batalha que Muzila e os seus aliados travaram com Maueua, foram derrotados. Muzila não desanimou e acabou por vencer o seu irmão na batalha de Malhacate, próximo da Moamba. 

Para isso, Muzila contou com o auxílio de um grande amigo seu, João Albasini, caçador de elefantes que vivia perto da fronteira de Moçambique com a Africa do Sul, e que tinha grande influência na região. 

João Albasini, com outros caçadores, prestaram ajuda importante a Muzila. Na batalha de Malhacate, os poderosos regimentos de Maueua atacaram os guerrilheiros de Muzila. que começaram a recuar perante eles. Nessa altura, os caçadores de elefantes dirigidos por Albasini intervieram e, com as suas armas de fogo, fizeram vacilar o exército de Maueua. Os regimentos de Muzila, com novo ânimo, atacaram então e derrotaram completamente as tropas de Maueua. 

Maueua fugiu para junto do seu avô, na Swazilândia. 

Muzila, que foi um grande dirigente, consolidou desta maneira os domínios do Estado de Gaza que Shochangane, seu pai, fundou. 

Os portugueses substituíram os arabes no comércio da costa moçambicana e, através do apoio militar, dominaram o estado monomotapa. 

Nos fins do século xvi (16) os portugueses criaram o sistema dos prazos. 

Mais de 20 000 escravos eram capturados, em média, por ano. 

 


História de Moçambique #16
www.aulasdemoz.com




Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades