Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Os Bantu e o aparecimento do Estado - História de Moz 04

As migrações Bantu que no século III (3) da n.e. ultrapassaram o rio Rovuma em direcção ao Maputo, e que cem anos mais tarde chegaram à região de Manica, tiveram o seu início no primeiro milénio antes da nossa era. Nesse tempo, os antepassados dos Bantu viviam na zona compreendida entre os rios Ubangui e Chari, na Africa Ocidental. Alimentavam-se principalmente através da recolecção e da caça, mas conheciam já a agricultura e a criação de gado, do boi e da cabra. 

O estudo das causas que levaram estes grupos humanos a desenvolver-se e a ter que procurar novas terras para a sua sobrevivência, faz parte do estudo da História da Africa. Aí estudámos também a forma como estavam organizados e produziam, e como a descoberta da técnica de trabalho do ferro e sua expansão vão constituir um factor decisivo de desenvolvimento económico, político e social. É no processo deste desenvolvimento que as famílias alargadas se vão unir aos clãs e, com as guerras, os clãs vão originar as tribos. Ao mesmo tempo, a utilização de instrumentos de ferro na produção levou ao aparecimento de excedentes que permitiram o inicio das trocas entre os vários grupos Bantu e, gradualmente, ao aparecimento de uma classe dominante que se apodera, em seu benefício, desses excedentes. enriquecendo cada vez mais. 

 A sociedade dividiu-se assim em duas classes sociais: os explorados e os exploradores. Na História de Africa estudámos já de que maneira os Bantu se foram organizando em sociedades de exploração, em Estados. Os interesses dos exploradores, os chefes tribais e de clã, sobre a grande maioria da população, os produtores, exigiu esse novo tipo de organização política, económica e social cuja finalidade é a defesa e a manutenção do poder da classe dominante. 

Os primeiros Estados Bantu formaram-se antes do fim do primeiro milénio da nossa era na bacia do rio Congo. Foram os Estados Luba, Congo e Lozi. 

O estudo da História da África abrange também o estudo dos Estados do Zimbabwe e do Monomotapa, surgidos a partir do século X (10) da n.e., bem como a forma como estavam organizados e como se desenvolveram.




História de Moçambique #04
www.aulasdemoz.com



Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades