Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


OS BANTU - História de Moz 02

A grande maioria da actual população da República Popular de Moçambique é descendente dos grupos bantu que aqui se instalaram ao longo dos séculos III (3) e IV (4) da nossa era. Vindos da região dos Grandes Lagos pela planície costeira da África Oriental ou através do planalto do Zimbabwe, eles fixaram-se primeiramente ao longo da costa e só depois na região central.
A sua chegada ao nosso território faz parte da gradual ocupação da Africa Austral pelos Bantu, isto é, da sua expansão e fixação na parte Sul do continente africano.
Ao contrário dos khoisan, caçadores nômades, os bantos já desde o início praticavam a agricultura, caça e a pesca. Além disso, conheciam a metalurgia, o que deu grande vantagem na conquista dos povos vizinhos.
Entre os diversos estados bantos, destacou-se um grande reino, o reino do Congo, que dominava grande parte dos atuais Congo e Angola. Outro importante reino se localizava na região entre Zimbábue e Moçambique. Lá, o povo shona fundou o Império Monomotapa ou Mwenemutapa, sendo que ainda hoje podemos ver as ruínas das imponentes muralhas de sua mais importante cidade, Grande Zimbábue, construída no século XIII.

História de Moçambique #02
www.aulasdemoz.com



Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades