Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Febre amarela: sintomas, fases, diagnóstico, tratamento e prevenção

A febre amarela é uma doença grave, potencialmente mortal, semelhante à gripe, espalhada por mosquitos. Caracteriza-se por uma febre alta e icterícia. A icterícia é amarelada da pele e dos olhos, e é por isso que esta doença se chama febre amarela. Esta doença é mais prevalente em certas partes da África e da América do Sul. Não é curável, mas você pode evitá-lo com a vacina contra a febre amarela.

Sintomas da febre amarela
A febre amarela se desenvolve rapidamente, com sintomas que ocorrem entre três a seis dias após a exposição. Os sintomas iniciais da infecção são semelhantes aos do vírus influenza. Eles incluem:
Dores de cabeça, dores musculares, dores comuns, arrepios e febre.


Fase aguda
Esta fase geralmente dura três a quatro dias. Os sintomas comuns incluem:
Dores de cabeça, dores musculares, dores comuns, uma febre, rubor, perda de apetite, arrepios e dor nas costas.
Após a fase aguda terminar, os sintomas começarão a desaparecer. Muitas pessoas se recuperam da febre amarela nesta fase, mas algumas pessoas desenvolvem uma versão mais séria dessa condição.

Fase tóxica
Os sintomas que você experimentou na fase aguda podem desaparecer por até 24 horas. Então, esses sintomas retornarão, juntamente com sintomas novos e mais sérios. Esses novos incluem:

Diminuição da micção, dor abdominal, vômito (às vezes com sangue), problemas do ritmo, cardíaco, apreensões, delírio ,sangramento do nariz, boca e olhos.

Esta fase da doença é muitas vezes fatal, mas apenas 15 por cento das pessoas com febre amarela chegam a essa fase.

Causas da febre a febre amarela
O Flavivírus causador da febre amarela, é transmitido quando um mosquito infectado pica. Os mosquitos ficam infectados com o vírus quando picam um ser humano ou um macaco infectado. A doença não pode ser disseminada de uma pessoa para outra.

O aumento do contato entre humanos e mosquitos infectados, particularmente em áreas onde as pessoas não foram vacinadas contra a febre amarela, pode criar epidemias em pequena escala.

Países em risco da febre amarela
Aqueles que não foram vacinados contra a febre amarela e que vivem em áreas povoadas por mosquitos infectados estão em risco. De acordo com Organização Mundial de Saúde , cerca de 200 mil pessoas ficam infectadas a cada ano. A maioria dos casos ocorre em 32 países da África e em 13 países da América Latina.

Como diagnosticar a febre amarela?
Consulte o seu médico imediatamente se tiver viajado recentemente e tiver sintomas gripais. O seu médico irá perguntar-lhe sobre os sintomas que experimentou e se você já viajou recentemente. Se o seu médico suspeitar que você tem febre amarela, eles solicitarão um exame de sangue. A sua amostra de sangue será analisada quanto à presença do vírus ou aos anticorpos destinados a combater o vírus.


Como é tratada a febre amarela?
Não há cura para a febre amarela. O tratamento envolve o gerenciamento de sintomas e a assistência ao seu sistema imunológico na luta contra a infecção por:
  • obtendo fluidos suficientes, possivelmente através de suas veias
  • obtendo oxigênio
  • mantendo uma pressão sanguínea saudável
  • recebendo transfusões de sangue
  • tendo diálise se você tiver insuficiência renal
  • recebendo tratamento para outras infecções que podem se desenvolver
Estima se que 50 por cento das pessoas que desenvolvem sintomas graves dessa condição morrem. Os adultos velhos e aqueles com sistema imunológico comprometido correm o maior risco de complicações graves.

Como prevenir a febre amarela?
A vacinação é a única maneira de prevenir a febre amarela. A vacina contra a febre amarela é administrada como um único tiro. Contém uma versão viva e enfraquecida do vírus que ajuda seu corpo a criar imunidade.

Grupos de pessoas que não devem receber a vacina incluem:
  • pessoas que têm alergias graves aos ovos, proteínas de galinha ou gelatina
  • crianças com menos de 6 meses de idade
  • pessoas que têm HIV/SIDA ou outras condições que comprometem o sistema imunológico
A vacina é considerada extremamente segura. Uma dose única oferece proteção durante pelo menos 10 anos. Os efeitos colaterais podem incluir:
Uma leve dor de cabeça, dor muscular, fadiga e uma febre baixa. Outros métodos de prevenção incluem o uso de repelente de insetos, vestindo roupas para reduzir a quantidade de picadas de mosquito e permanecer dentro durante os horários de pico quanto a picada de insetos.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades