Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


O Reino de Butua-Tórua

Foi conhecido entre os Portugueses por «Butua» ou «Abutua». Acentuavam a sua considerável produção aurífera e a sua riqueza em armentio, especialmente bovino. 

A palavra tórua significava «estranho» ou «estrangeiro», conforme o contexto em que era usada. Nos Séc. XVI e XVII designava a dinastia dirigente do reino que tinha a sua capital em Khami. Também se aplicava aos islamizados e aportuguezados que comerciavam no planalto antes de 1700. Ainda, presentemente, distingue os Lembas, que conservam alguns vestígios do Islamismo. 

Não há qualquer prova de que o reino de Butua-Tórua tenha sido subordinado aos Mutapas. Pelo contrário, a considerável distância que os separava e, ainda, a maior riqueza da sua cultura material, levam a defender que gozava de plena independência. Tal é confirmado pela documentação portuguesa, como o célebre itinerário de António Fernandes, que diz textualmente: 
«Além deste (Monomotapa) há outro Rei que lhe não obedece e que se chama Rei de Butua, que fica a dez dias de jornada des- toutro. Tem muito ouro que se tira da sua terra ao longo dos rios de água doce. É tão grande Rei como o Monomotapa e está sempre em guerra com êle.» 

Pouco se sabe acerca da história interna deste reino. À medida que o Estado do Grande Zimbábuè foi declinando em importância, verificou-se um deslocamento para oeste do núcleo da cultura que representava. Ignora-se, no entanto, como se processou e quem dirigiu este movimento. 

Na nova unidade política que, no início do Séc. XV, se desenvolveu em Khami e outros centros, a arquitectura e os ornamentos em pedra solta evoluíram para estilos inéditos que concederam especial importância à decoração. Também a olaria sofreu modificações estilísticas e decorativas. As estruturas semelhantes às de Khami distribuem-se pelos vales fluviais do planalto meridional a oeste do rio Lundi.


Aulas de Moz
www.aulasdemoz.com
www.aulasdemoz.blogspot.com

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades