Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


As Sete Maravilhas do Mundo

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno (ou Novas Sete Maravilhas do Mundo) representam os monumentos mais importantes da modernidade segundo sua história e arquitetura.

Índice
Introdução. 1
As Sete Maravilhas do Mundo. 2 
Coliseu (Itália) 2
Chichén Itzá (México) 3
Machu Picchu (Peru) 4
Cristo Redentor (Brasil) 4
Muralha da China (China) 5
As Ruínas de Petra (Jordânia) 5
Taj Mahal (Índia) 6
Conclusão. 7
Bibliografia. 8

Introdução

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno (ou Novas Sete Maravilhas do Mundo) representam os monumentos mais importantes da modernidade segundo sua história e arquitetura.

Em 07 de julho de 2007 foram anunciadas no Estádio da Luz, em Lisboa, as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, um novo conjunto de obras dignas de serem listadas, como foi feito pelos gregos com as Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Nesta abordagem pretende-se ilustrar estas maravilhas e debruçar-se sobre cada uma delas.

As Sete Maravilhas do Mundo

As Novas Sete Maravilhas do Mundo foram uma revisão de caráter informal e recreativo da lista original das sete maravilhas, idealizada por uma organização suíça chamada New Open World Corporation (NOWC). A seleção foi feita mundialmente por votos pela internet gratuitos e ligações telefônicas.

Ao final do ano de 2005, a lista de monumentos inscritos contava com 200 integrantes e foi reduzida aos 77 mais votados pelo público. Os 21 monumentos finalistas foram escolhidos por um grupo de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetónico.

A Necrópole de Gizé, no Egito, foi retirada da lista de finalistas para receber o título de "Maravilha Honorária", restando apenas 20 finalistas que foram novamente submetidos a votação livre. Os 7 monumentos vencedores foram apresentados publicamente em uma cerimônia realizada no dia 7 de Julho de 2007 no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. Nessa mesma apresentação foram também reveladas as Sete Maravilhas de Portugal. A votação foi uma das maiores da história contabilizando mais de 100 milhões de votos.

Apesar de nada se mencionar sobre os monumentos do hinduísmo, os quais são inúmeros em todo o planeta, as Novas Sete Maravilhas do Mundo foram escolhidas em concurso informal e popular, internacional promovido pela New Open World Foundation, com o lançamento da campanha New 7 wonders, que contou com mais de cem milhões de votos através de telefones celulares e da internet, enviados de todas as partes do mundo e anunciados em 7 de julho de 2007, numa cerimônia no Estádio da Luz em Lisboa, Portugal. Foram escolhidos apenas monumentos de culturas já extintas e um do cristianismo, que é o Cristo Redentor, ficando relegados monumentos como a estátua de Murugan na Malásia, estátuas também gigantescas de Shiva e Hanuman na Índia, entre outras. O concurso não contou com o apoio da UNESCO, órgão da Organização das Nações Unidas.

1. Coliseu (Itália)


Localizado na capital italiana, Roma, o Coliseu (ou Anfiteatro Flaviano) é o maior anfiteatro do mundo com 45 metros de altura e que abrigava cerca de 50 mil pessoas.

Esse monumento arquitetônico cilíndrico foi construído na Antiguidade (cerca de 70 d.C.) sendo um dos símbolos mais emblemáticos do Império Romano.

O local era utilizado para grandes espetáculos com animais selvagens e nas lutas entre gladiadores. Atualmente, é um dos locais mais visitados da Itália, sendo possível encontrar parte de sua estrutura.

2. Chichén Itzá (México)

Localizada na península de Yucatán, a cidade arqueológica (ou Cidade Templo) foi a capital da civilização maia, fundada aproximadamente em 450 a.C.. Importante centro político e econômico dos maias, ela foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1988. A Chichén Itzá é formada pela pirâmide de Kukulkan (El Castillo), o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros. Atualmente é um dos locais mais visitados no México.

3. Machu Picchu (Peru)

Construída no século XV, o Machu Picchu está localizado a 2400 metros de altitude, no cume de uma das montanhas da Cordilheira dos Andes, próximo a Cusco, no Peru.

Considerada patrimônio mundial pela Unesco, o Machu Picchu representa o local onde floresceu parte da civilização Inca e por isso, é também chamado de “cidade perdida dos Incas”. Foi construída majoritariamente em pedra e está bem conservada até os dias atuais, uma vez que os espanhóis quando conquistaram parte da América do Sul, não encontraram o local, que foi redescoberto por um professor estadunidense (Hiram Bingham) em 1911. Atualmente é um dos locais mais visitados do Peru.

4. Cristo Redentor (Brasil)

Localizado no Morro do Corcovado, no bairro de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, o monumento de Jesus Cristo é um dos ícones mais importantes do país, sendo um cartão postal da cidade maravilhosa.

Construído de concreto e pedra-sabão, o Cristo Redentor está localizado a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931 (Dia de Nossa Senhora da Aparecida) e possui 38 metros de altura e 28 metros de largura. Localizado no Parque Nacional da Tijuca, o Cristo de braços abertos representa um grande símbolo do cristianismo, sendo um dos locais mais visitados do país.

5. Muralha da China (China)

Grande construção em pedra, granito e tijolo, a Muralha da China (ou Grande Muralha) foi construída entre os séculos III a.C. e XVII d.C., e possui cerca de 20 mil quilômetros e 7 metros de altura.

Foi erguida a mando do Imperador Chinês Qin Shihuang e tinha como principal função a proteção militar. Foi construída durante diversas dinastias da China Imperial. Atualmente é uma das maiores atrações turísticas da China.

6. As Ruínas de Petra (Jordânia)

Situada na Jordânia, no Oriente Médio, as ruínas de petra representam um cidade histórica e arqueológica que foi construída cerca de 300 a.C., sendo esculpida nos penhascos de arenito núbio. As ruínas de Petra estão incluídas na categoria de Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 1985. O local representa o que restou da ocupação de diversas civilizações (edomitas, nabateus, árabes, romanos, bizantinos) que floresceram durante a antiguidade. Foi parcialmente destruída por terremotos que ocorreram na região cerca de 550 d.C..

7. Taj Mahal (Índia)

O Taj Mahal é uma das construções mais famosas da Índia, eleita patrimônio mundial pela Unesco. Localizado em Agra, o suntuoso mausoléu foi construído em mármore branco em meados do século XVII a mando do imperador Shan Jahan, em homenagem a morte de sua mulher Aryumand Banu Begam que morreu ao dar à luz ao 14° filho.

É considerado uma das maiores provas de amor do mundo e atrai milhões de visitantes todos os anos. Estima-se que foi erguido com a força de 22 mil homens. Além do mármore, o Taj Mahal é composto por diversas pedras preciosas.

Conclusão

Terminado o trabalho, pôde constatar-se que o objetivo é manter viva na memória a beleza e grandiosidade de obras construídas pelo homem e que merecem ser vistas. Há ainda um interesse turístico para criar esta nova lista, fomentando a visitação destes lugares. Vamos conhecer abaixo as candidatas que foram escolhidas como as Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Apesar de ter sido feita a escolha dos monumentos finalistas por um grupo de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da UNESCO, Federico Mayor, o concurso não possui o apoio da entidade, que apontou a falta de critérios científicos para a escolha das maravilhas, destacando o caráter informal e recreativo do concurso. Além disso, a UNESCO argumentou sobre o uso do sistema baseado em votos pela Internet, em que uma mesma pessoa poderia votar várias vezes usando endereços de correio eletrônico diferentes. Tornando esta lista meramente ilustrativa e não oficial, não podendo ser levada em consideração pelas instituições mundiais.


Bibliografia
  • BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a Arte. São Paulo: Ática, 1999.
  • https://www.todamateria.com.br/as-sete-maravilhas-do-mundo-moderno/
  • https://segredosdomundo.r7.com/7-maravilhas-do-mundo-antigo-e-7-maravilhas-do-mundo-moderno/

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades