O Ciclo de Vida é composto e identificado pelos momentos vividos pela informação que a colocam em risco. Os momentos são vivenciados justamente quando os ativos físicos, tecnológicos e humanos fazem uso da informação, sustentando processos que, pos sua vez, mantêm a operação da empresa. A próxima figura demonstra uma relação entre o corpo humano e o negócio de uma empresa.
Os órgãos (analogamente, ativos físicos, tecnológicos e humanos), se utilizam sangue (analogamente, informação), para pôr em funcionamento os sistemas digestivo, respiratório, etc. (analogamente, processos de negócio), para conseqüentemente, manter a consciência e a vida do indivíduo (analogamente, a continuidade do negócio).
Correspondendo às situações em que a informação é exposta a ameaças que colocam em risco suas propriedades, atingindo a sua segurança, a próxima figura revela todos os 4 momentos do ciclo de vida que são merecedores de atenção.
- Manuseio – Momento em que a informação é criada e manipulada, seja ao folhear um maço de papéis, ao digitar informações recém-geradas em uma aplicação Internet, ou, ainda, ao utilizar sua senha de acesso para autenticação, por exemplo.
- Armazenamento – Momento em que a informação é armazenada, seja em um banco de dados compartilhado, em uma anotação de papel posteriormente postada em um arquivo de ferro, ou, ainda em uma mídia de disquete depositada na gaveta da mesa de trabalho, por exemplo.
- Transporte – Momento em que a informação é transportada, seja ao encaminhar informações por correio eletrônico, ao postar um documento via aparelho de fax, ou, ainda, ao falar ao telefone uma informação confidencial, por exemplo.
- Descarte – Momento em que a informação é descartada, seja ao depositar na lixeira da empresa um material impresso, seja ao eliminar um arquivo eletrônico em seu computador de mesa, ou ainda, ao descartar um CDROM usado que apresentou falha na leitura.
Enviar um comentário
Enviar um comentário