A exploração urbana constitui um dos fenómenos mais espectaculares da actualidade, sobretudo pela velocidade com que ocorreu. No inicio do século XX, contavam-se apenas 16 cidades com mais de um milhão de habitantes, no final do século XX, eram cerca de 200, no mesmo período, o numero de cidades com mais de 100000 habitantes passou de 300 para 2000.
Conceito de Cidade
Considerando as formas de resistência, a população divide-se em duas categorias> população rural e população urbana.
Assim, consideram-se dois espaços, rural e urbano, com características bem distintas no que respeita à ocupação do solo, aos meios de produção utilizados, à intensidade de concentração, à dinâmica da população e às actividades predominantes, etc.
No entanto, convém esclarecer que os espaços rurais e urbanos não esgotam a diversidade de relações que o homem estabelece com o território. Com efeito, expansão progressiva de áreas urbanas define espaços de transição, suportes de população urbano-rurais.
Ora, qual é a diferença entre população rural e a população urbana e consequentemente dos espaços que eles ocupam, não é fácil responder a essa pergunta. Isto porque não existe um critério que seja universalmente aceite e que possa ser aplicado por todos os países.
Enviar um comentário
Enviar um comentário