Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Companhias Multifuncionais: o que são, características, vantagens e desvantagens, importância

As multinacionais se instalam em países subdesenvolvidos simplesmente em busca do baixo custo da matéria-prima e mão-de-obra, visando retirar o máximo de lucros de um mercado ávido por novidades, mas sem o menor poder de escolha, cobrança e atuação. As empresas exploram, auferem elevados lucros e remetem para a matriz sem o comprometimento com os países onde estão as subsidiárias.

Elevando os padrões
As corporações multinacionais geram concorrência nos mercados externos em que elas se inserem. Elas produzem bens e serviços dentro dos melhores padrões de qualidade possíveis. Uma vez que os consumidores estão dispostos a gastar seu dinheiro apenas com os melhores produtos, as empresas locais são forçadas a melhorarem sua qualidade. Essa competição acaba beneficiando os consumidores, que têm o seu dinheiro valorizado.

Criação de empregos
As multinacionais têm um papel muito importante na criação de empregos nos países estrangeiros onde elas se instalam. Devido à grande quantidade do seu volume de operações, elas empregam muitos trabalhadores locais. Elas também levam alguns deles para trabalhar em suas sedes, dando oportunidade para ganhar experiência profissional internacional, o que é especialmente importante em países em desenvolvimento, onde a taxa de desemprego é alta.


PAÍSES DESENVOLVIDOS
Vantagens emprego de mão-de-obra local, desenvolvimento de tecnologia, integração entre países da mesma região, desenvolvimento de sistemas de logística.

Desvantagens: poluição sonora, visual, ambiental, 1m pacto ambiental, degradação de áreas industriais, doenças ocupacionais.

PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
Vantagens: entrada de capital por meio de investidores, maior circulação de moeda estrangeira, criação de postos de trabalho, ampliação do mercado consumidor, entrada de tecnologia e novos modos de produção.

Desvantagens: impacto ambiental, saída de capital ao primeiro sinal de instabilidade, desrespeito à cultura local.

Como uma multinacional funciona?
Existem diferentes modelos de funcionamento de multinacionais. Um dos mais comuns é o estabelecimento de fábricas em países em desenvolvimento, onde os custos de produção e impostos são inferiores. Então, os produtos podem ser enviados de volta para o país onde está sua sede, e também distribuídos por outros países.

Com esse modelo, a multinacional ganha competitividade diante dos concorrentes. Um bom exemplo disso é a Apple, que tem sede nos EUA, mas estabeleceu sua fábrica de iPhones, chamada de iPhone City, na China.

Defensores desse modelo afirmam que, além das vantagens comerciais para a corporação, ele também beneficia a economia dos países em desenvolvimento, injetando capital e criando empregos.

Por outro lado, críticos desse modelo apontam que, ao estabelecer fábricas em outros países, as corporações multinacionais prejudicam a economia dos países desenvolvidos, porque tiram receita da sua população sem gerar qualquer renda para ela.

Por que as multinacionais se mundializam?
As multinacionais se mundializam porque possuem capital para expandir seus negócios (e conquistar novos mercados) e ganham incentivos de muitos países ao redor do mundo.
Nesta direção, as multinacionais encontram os seguintes benefícios nos países em que se instalam:
  • A isenção de impostos (que ocorre em blocos de países em desenvolvimento).
  • Ausência de encargos trabalhistas - principalmente para as indústrias que possuem um grande número de empregados.
  • Mão-de-obra barata - por conta da baixa qualidade de vida nos países em que se instalam (sobretudo nos subdesenvolvidos).
  • Redução de gastos com as instalações produtivas.


Os motivos pelos quais as empresas multinacionais se instalarem em países subdesenvolvidos
As multinacionais instalam-se em países subdesenvolvidos porque a mão-de-obra é mais barata, além de ter benefícios fiscais. Os governos destes países baixam os impostos para atrair essas empresas multinacionais, já que com elas vem com mais emprego e capital, o que pode ajudar a desenvolver o país.

Principais características das empresas multinacionais
As empresas multinacionais são caracterizadas por possuírem uma matriz em um determinado país e actuarem em vários outros países através da instalação de filiais. São grandes empresas que pretendem expandir seu mercado consumidor e maximizar os lucros, instalando filiais em outras nações.

Importância das empresas multinacionais para a Economia
As empresas multinacionais são muito importantes para a Economia porque:
  • Geram mais emprego, reduzindo deste modo o desemprego involuntário e aumentando a quantidade de dinheiro em circulação.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades