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Comunicação com Eficácia: estratégias e vantagens

Conceito de comunicação com eficácia
No dia-a-dia de trabalho utilizamos vários outros tipos de comunicação, como por exemplo, expressões corporais, por meio de gestos, olhares, sorrisos, respiração, que denominados de linguagem não-verbal. A comunicação empresarial é um elemento tão importante, que faz parte da estratégia empresarial.

Comunicação eficaz e eficiente é o ato de falar e ser compreendido. Representa transmitir para o interlocutor as informações que você precisa, causando nele a compreensão que deseja. É emitir uma mensagem com clareza e sem dar margem a qualquer ruído ou desentendimento. Segundo o Peter Drucker, erros e ruídos de comunicação respondem por 60% dos problemas corporativos.

Planejamento otimizado - Quando a comunicação é eficaz, o planejamento para a execução de tarefas é bem-sucedido. A empresa traça melhor seu caminho e cada profissional adquire clareza ao entender seu papel para o sucesso de um projeto.

Assertividade nos processos - Quanto melhor for a qualidade da comunicação, mais clara e objetiva é a transmissão de informações. Em consequência, melhor é a execução de processos organizacionais, com maior assertividade e índice de acertos.

Estratégias para uma comunicação eficaz:
1 – Boa Dicção: o uso correto das palavras e sua pronúncia, faz com que o conteúdo da mensagem seja bem entendido pelo receptor.


2 – Saber evidenciar conhecimentos: é a projeção de uma personalidade forte e segura, com capacidade de se colocar no lugar do outro, e moldar sua comunicação para convencer e vender suas ideias.

3 – Ser bom ouvinte: para constituir uma comunicação eficaz, precisa haver perfeita troca de informações, por isso, saber ouvir é tão importante quanto saber falar.

4 – Cooperação: se o canal transmissor das informações for bem utilizado e seus receptores tiverem completo entendimento da mensagem, consequentemente, acaba surgindo um espírito de ajuda, ou seja, acabam comprando a ideia, tornando a comunicação assertiva.

5 – Geração de bons relacionamentos: se o conteúdo de uma mensagem, for bem transmitido, certamente vai gerar menos conflitos pessoais, cultivando bons relacionamentos no dia-a-dia de trabalho.

Com tanta tecnologia e novas formas de nos comunicarmos, precisamos cada vez mais buscar maneiras para termos uma Comunicação Eficaz no meio empresarial.

Vantagens de uma comunicação eficaz:
Planejamento otimizado; Assertividade nos processos; Engaje e motive os colaboradores; Diminui os conflitos; Melhora o clima organizacional;

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