Google logo  MAIS PARA BAIXO  Google logo

Ad Unit (Iklan) BIG


Definição de Metas

Todo ser humano tem anseios, vontades e propósitos e, por isso, cria metas e objetivos para si. Assim, definir seus objetivos e mensurar sua produtividade pode contribuir para o alcance de suas metas. Ou seja, saber se você ou sua empresa estão sendo produtivos é o mesmo que saber se estão fazendo aquilo que foi planejado. Sendo assim, este é o primeiro passo para que você faça um diagnóstico e entenda o estado atual em que você e sua organização se encontram e o estado que pretendem estar com o passar do tempo.

Segundo Kotler planejamento estratégico é um processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização as oportunidades de mercado em permanente modificação. O planejamento tem início com a definição sobre o que a organização ou uma subunidade deseja alcançar. A identificação de prioridades e a determinação de seus fins possibilitam uma utilização eficaz dos recursos.

Quando não se tem uma definição clara das metas de um negócio, tanto a longo como a curto prazo, de nada adianta fazer-se um planejamento estratégico, por mais completo que seja, pois qualquer caminho é idêntico. Então, a principal razão de se escrever as metas e objetivos do negócio é procurar adequar e orientar o caminho a ser seguido para que a empresa esteja cumprindo sua missão em direção à sua visão.


Todo planejamento estratégico deve conter objetivos e metas. O conceito de ambos os termos ainda é bastante confundido. Para Rodrigues et al (2009), os objetivos são entendidos por resultados quantitativos e qualitativos desejados pela empresa. Os autores ainda mencionam que metas são resultados quantitativos mensuráveis a se realizarem em prazo estipulado especificamente, ou seja, a meta mensura o que o objetivo deseja alcançar em forma de números.

Os objetivos e metas têm papel fundamental no planejamento estratégico. Ao se estabelecerem prazos e quantificarem os resultados, os objetivos e metas tornam o planejamento mais fácil de ser executado. É importante atentar-se que os objetivos assim como as estratégias, devem atender as necessidades da organização. Os objetivos e metas devem ser tangíveis e não um sonho no imaginário do executivo. Para Costa (2007), os objetivos e metas também têm a finalidade de propor desafios ao planejamento estratégico. Quão maior e mais arrojado forem os objetivos e metas, mais desafiador será o planejamento.

Conclui-se que na hora de obter um resultado extraordinário é necessário foco, disciplina, dedicação e confiança, caso você tenha muitos objetivos, priorize os mais importantes ou o que deseja atingir primeiro. Lembre-se que suas metas devem ser realistas e que você deve ter uma real motivação para atingi-las e os objetivos devem ser flexíveis, assim, devemos evitar a definição de objetivos surreais para cumprir sua missão em direção a sua visão.

Toda corporação estabelece metas e objetivos que visam aumentar os lucros da empresa, motivar os funcionários, cumprir as demandas de trabalho e satisfazer seus clientes. Para que metas sejam cumpridas e objetivos concluídos, existem três passos importantes: Planejamento; Dedicação; e Cooperação.

Artigos relacionados

Enviar um comentário


Iscreva-se para receber novidades