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Definição de Gestão, Empreendedorismo e motivação dos empreendedores

1.1. Definições de princípios de Gestão

Para Chiavenato (2004), a Gestão é a “maneira de governar Organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.”

Podemos dizer também de outro modo: A Gestão é uma forma estruturada de administrar os recursos disponíveis, bem como ter capacidade de criar aqueles necessários e que, através dos processos existentes ou desenvolvidos, conduz a Organização aos seus objetivos.

1.2. Empreendedorismo

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos, Hisrich & Peter (2004).

O empreendedorismo pode ser compreendido como a arte de fazer acontecer com criatividade e motivação. Consiste no prazer de realizar com sinergismo e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, em desafio permanente às oportunidades e riscos. É assumir um comportamento proactivo diante de questões que precisam ser resolvidas.

1.3. Motivação dos empreendedores.

“Motivação é o processo responsável pela in­tensidade, direção e persistência dos esforços de pessoas para o alcance de uma determinada meta” (Robbins, 2005, p. 132). Entre os fatores que moti­vam os empreendedores, pomos citar os seguintes:
  • Fatores pessoais: desejo de realização pes­soal, insatisfação no trabalho, desejo de ga­nhar dinheiro, desejo ardente de mudar de vida ou mesmo o fato de ser demitido de seu emprego;
  • Fatores ambientais: analisar e identificar oportunidades de negócios ou a possibilida­de entrar um projeto;
  • Fatores sociológicos: possibilidade de ter um grupo de pessoas competentes com caracte­rísticas semelhantes, influência de parentes ou modelos já desenvolvidos na família.

Existem (2008) pelo menos quatro mo­tivos para o empreendedorismo: empreende­dorismo por necessidade; empreendedorismo por vocação; empreendedorismo inercial e em­ preendedorismo pelo conhecimento. Mc Clel­land (1961) Identifica três necessidades do em­preendedor: poder, afiliação e sucesso (sentir que se é reconhecido).

O empreendedor é motivado acima de tudo por ascensão social, em função disto, conforme Dantas (2010), a organização gerenciada por um empreendedor tem o crescimento como seu prin­cipal objetivo.

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